Produtores rurais e representantes do setor agrícola de Gravataí já podem se inscrever na Operação Terra Forte, programa do governo do Estado voltado à recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar gaúcha. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de outubro e devem ser agendadas diretamente no escritório da Emater, localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Itacolomi, 3600), pelo WhatsApp (51) 99737-2005.
O investimento previsto pode chegar a R$ 560 mil para o município, com benefícios diretos para 18 propriedades já identificadas. Cada uma delas poderá receber até R$ 30 mil, que poderão ser aplicados em atividades previstas no programa, fortalecendo a produção e garantindo mais segurança diante dos impactos climáticos.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Eduardo Müller, a iniciativa chega em um momento importante para o setor. “O projeto vai beneficiar os agricultores de Gravataí que sofrem com as estiagens dos últimos anos e com os desastres climáticos, além de recuperar a autoestima dos produtores rurais”, destacou.
Pré-requisitos para inscrição
Para participar da Operação Terra Forte, os interessados devem apresentar:
- Documento de identificação;
- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo, ou
- Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, ou
- Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) assinada.