Gravataí deu mais um passo rumo à mobilidade sustentável nesta quarta-feira (1), com a inauguração da WEMOB Wall, estação de recarga para veículos elétricos instalada no estacionamento do Centro Administrativo, na Avenida Itacolomi. Durante o lançamento, foram realizadas demonstrações de abastecimento com veículos da General Motors (GM) e da Sinoscar, simbolizando a chegada de uma nova infraestrutura energética à cidade.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, WEG, Nury Energia e GM, e foi implementado sem custos para os cofres públicos.
Com potência de até 7,4 kW e certificação do Inmetro, a estação permite carregamentos mais rápidos e seguros, atendendo aos padrões de inovação necessários para expandir a frota elétrica em circulação no país.
Para o prefeito Luiz Zaffalon, a iniciativa coloca Gravataí em destaque no cenário nacional: “Essa estação coloca Gravataí no mapa da inovação como um governo inovador. Mostra que somos uma cidade amigável à tecnologia e à evolução permanente.”
A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, destacou o papel estratégico da eletrificação: “A inovação só acontece se todos engajarem em uma visão para o futuro. A eletrificação da frota é um caminho para reduzir custos, melhorar a qualidade do ar e diminuir a poluição sonora.”
Apoio do setor privado
As empresas parceiras também ressaltaram o impacto do projeto.
“A estação de recarga representa um avanço em sustentabilidade e tecnologia”, disse Jefferson Hefter, da WEG.
“Gravataí é um polo de inovação. Estar à frente desse projeto é fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades”, disse Estevão Nury, da CEO da Nury Energia.
“Há 25 anos em Gravataí, temos satisfação em contribuir com a mobilidade local. Essa estação simboliza o avanço da infraestrutura sustentável para a cidade”, disse Ricardo Urbano, diretor da GM em Gravataí.