A Polícia Civil deflagrou uma operação para combater o roubo de veículos nos municípios de Viamão, Alvorada e Região Metropolitana. A ação desta terça-feira (15) foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Viamão e resultou, até o momento, na prisão de seis pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.
Ao todo, foram cumpridas 17 ordens judiciais — nove mandados de busca e apreensão e oito de prisão cautelar — nos municípios de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. Durante o cumprimento das ordens, os policiais apreenderam celulares e outros elementos de prova que irão subsidiar o Inquérito Policial.
Os presos são apontados como autores de cinco roubos de veículos ocorridos recentemente nos bairros Santa Isabel, Santo Onofre, Jardim Krahe e Índio Jari, em Viamão, e Bela Vista, em Alvorada. De acordo com as investigações, os crimes foram praticados com grave ameaça e uso de arma de fogo.
“Acredita-se que os detidos possam estar envolvidos em outros delitos dessa natureza, inclusive em municípios vizinhos, considerando os diversos antecedentes policiais e reincidência específica por roubo de veículos”, afirmou o delegado Alexandre Fleck, titular da Draco de Viamão e responsável pela operação.
Força-tarefa contra o roubo de veículos
Segundo o delegado, a ação é fruto de uma força-tarefa criada em agosto, com o objetivo de reprimir o avanço dos crimes patrimoniais na Região Metropolitana. A iniciativa envolveu a Draco de Viamão e contou com o apoio dos setores de inteligência da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (SIPAC) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DIPAC).
As investigações foram desenvolvidas em parceria com unidades da Brigada Militar, especialmente o 18º BPM (Viamão) e o 24º BPM (Alvorada), que contribuíram com informações estratégicas e cruzamento de dados sobre as ocorrências.
“A troca de informações com os setores de inteligência da Polícia Civil e da Brigada Militar foi essencial para identificar os autores e mapear o modo de atuação do grupo”, destacou Fleck.
A Polícia Civil segue investigando a participação dos presos em outros crimes de roubo de veículos e planeja novas ações para desarticular completamente a quadrilha. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.