CULTURA

“Saneamento Básico” no Rincão: Furgão do CineSolar estaciona em Gravataí com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações gratuitas para as famílias

Foto: Thaina Tibana/Cine Solar

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Gravataí, na terça-feira, 4, a partir das 18h30, na Quadra da Escola Municipal Nova Conquista, no Rincão da Madalena, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e o filme nacional “Saneamento Básico, o Filme”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria de Educação. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema – e quando tem não são passeios tão acessíveis -, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista da magia do CineSolar. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O CineSolar e o CineSolarzinho integram a frente Circuito CPFL, do Instituto CPFL. Em 2025, os projetos já passaram por diversas cidades do país e, de 14 de outubro a 30 de novembro, estão no sul, em 35 municípios dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. As sessões também contam com curtas-metragens que aproximam o Brasil da milenar cultura chinesa.

E, em alguns municípios, o projeto também realiza a Oficinema Solar on-line, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais, introduzindo aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população. Em Gravataí, a oficina foi promovida com os alunos da EMEF Nova Conquista.

“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, democratizam o acesso à cultura para as nossas comunidades. Além de vivenciar a alegria das telonas, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade