O Hospital Dom João Becker, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, não vai mais gerir as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Cohab e Moradas, em Gravataí. O vínculo, vigente desde 2021, será finalizado em 30 de novembro, após quatro anos de operação.
Em comunicado interno datado de 31 de outubro — a que o Seguinte: teve acesso e foi confirmado pela instituição — a Santa Casa informou que “o contrato de gestão das UPAs Cohab e Moradas será concluído em 30 de novembro e não será renovado, em alinhamento às diretrizes operacionais e estratégicas da instituição”.
O texto destaca “avanços expressivos na qualidade assistencial” e “integração dos fluxos com o Hospital Dom João Becker”, além de registrar índices de satisfação entre 75% e 85% ao longo do período.
A Santa Casa afirmou ainda que “serão conduzidos os procedimentos administrativos e contratuais necessários à conclusão das atividades, assegurando transparência, conformidade e o cumprimento integral das obrigações relativas às relações de trabalho”.
Em nota oficial enviada ao Seguinte: a Prefeitura de Gravataí confirmou o início de um período de transição de 30 dias, iniciado em 1º de novembro, e garantiu que não haverá interrupção nos serviços.
“A partir de 1º de dezembro, uma nova instituição assumirá a gestão das UPAs, garantindo a continuidade integral dos serviços prestados à população de Gravataí, sem qualquer interrupção ou prejuízo à comunidade”, afirma o comunicado, assinado pela Secretaria da Saúde, que é comandada por Régis Fonseca.
A Prefeitura reconheceu o trabalho da Santa Casa e ressaltou os “avanços significativos na qualidade e na eficiência do atendimento” ao longo dos quatro anos de parceria.
O governo municipal assegura que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para manter a qualidade e a humanização do atendimento durante a mudança de gestão.
“A Prefeitura de Gravataí reforça seu compromisso com a saúde pública e assegura que a transição ocorrerá com segurança, mantendo o padrão de qualidade que a população merece”, conclui a nota oficial.
Atualmente, as duas UPAs — localizadas na Avenida Dorival de Oliveira e na ERS-020 — atendem juntas mais de 12 mil pacientes por mês, funcionando como a principal porta de urgência e emergência da cidade fora do Hospital Dom João Becker.
O investimento mensal da Prefeitura nas duas unidades é de cerca de R$ 4 milhões mensais. O contrato com a Santa Casa, que inclui também o gerenciamento do hospital, é o maior do município, representando aproximadamente 12% da receita corrente líquida de Gravataí — com repasses anuais de R$ 55 milhões apenas para o Dom João Becker.
A nota da Prefeitura
Comunicado à imprensa e à comunidade
A Secretaria Municipal de Saúde informa que iniciou, no último sábado (1º), período de transição de 30 dias na gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Cohab e Moradas.
A partir de 1º de dezembro, uma nova instituição assumirá a gestão das UPAs, garantindo a continuidade integral dos serviços prestados à população de Gravataí, sem qualquer interrupção ou prejuízo à comunidade. Durante o período de transição, os serviços de pronto atendimento serão mantidos normalmente, com o mesmo padrão de qualidade já consolidado nas unidades.
Por razões estratégicas próprias, o Hospital Dom João Becker, administrado pela Santa Casa de Porto Alegre, optou por não renovar o contrato de gestão das duas UPAs. A Prefeitura reconhece e agradece o importante trabalho realizado pela instituição ao longo dos últimos quatro anos, período em que houve avanços significativos na qualidade e na eficiência do atendimento à população.
A Prefeitura de Gravataí reforça seu compromisso com a saúde pública e assegura que todas as medidas estão sendo adotadas para que a transição ocorra com segurança, mantendo a qualidade e a humanização no atendimento que a população merece.
Secretaria Municipal da Saúde de Gravataí
O comunicado da Santa Casa






