Foi assinada nesta quinta-feira (8) pelo prefeito Luiz Zaffalon a ordem de início para a construção da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Madalena, no bairro Rincão da Madalena, em Gravataí. A obra marca uma ampliação significativa da estrutura educacional da região e permitirá a oferta de ensino em tempo integral para até 455 alunos, do pré ao 9º ano do ensino fundamental.
Com prazo de execução de 14 meses, a nova escola terá 1.887,26 metros quadrados de área construída e investimento superior a R$ 9,3 milhões, viabilizados com recursos do governo Lula. A obra será executada pela empresa Creare Soluções em Engenharia.
A estrutura projetada inclui 13 salas de aula, quadra poliesportiva, salas multiuso, biblioteca, setores administrativos, além de pátios de integração, garantindo vínculos pedagógicos nos turnos da manhã e da tarde e fortalecendo a proposta de educação integral.
Ampliação da oferta e melhoria dos indicadores educacionais
Durante o ato de assinatura, o prefeito destacou a importância da obra para a comunidade e para o avanço da educação no município.
“Educação de qualidade é o que Gravataí precisa, e esse é um dia histórico para essa comunidade. Estamos empenhados em melhorar os índices da educação básica do município, e esse é um passo fundamental para seguirmos avançando na oferta de uma educação pública de qualidade para crianças e adolescentes”, afirmou Zaffa.
Atualmente, a Emef Santa Madalena funciona na Rua Lino Estácio dos Santos, com seis salas de aula, atendendo 206 alunos do pré ao 5º ano. Com a nova estrutura, localizada na Rua Nicolau Chaves, esquina com a Rua da Amizade, a escola poderá dobrar a capacidade de atendimento e expandir a oferta até o 9º ano do ensino fundamental.
Um sonho antigo da comunidade
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, ressaltou o impacto da obra para o bairro Rincão da Madalena.
“É um grande feito e um grande sonho que estamos dando um pontapé inicial. É isso que a educação de Gravataí e essa comunidade merecem. Que possamos seguir juntos nessa caminhada pelo avanço cada vez maior da educação”, afirmou.
Na mesma linha, o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos, Gabriel de Oliveira, destacou o alcance social da obra.
“Essa conquista é de todos os profissionais da educação. É uma obra que vai mudar a vida de centenas e, ao longo do tempo, de milhares de crianças. Aqui é uma virada de chave e um passo importante para alcançarmos nossas metas”, enfatizou.
Educação como eixo de desenvolvimento
Presente no ato, o deputado estadual Dimas Costa ressaltou o volume de investimentos em infraestrutura no município e a atenção especial à educação.
“Gravataí tem obras em todos os cantos da cidade, o que garante serviços públicos de qualidade à população. Com a educação não é diferente: é mais uma estrutura ampla e à altura do que nossas crianças e adolescentes necessitam”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dilamar Soares, destacou a atuação do Legislativo na viabilização das obras e reforçou a importância da união entre os Poderes para o avanço de pautas estratégicas, como a educação.
A solenidade contou ainda com a presença de secretários municipais, servidores, professores e funcionários da atual Emef Santa Madalena, vereadores e da representante da Caixa Econômica Federal, Graça Campos.
Emef Santa Madalena – antes e depois
Como é hoje
- 206 alunos matriculados
- 6 salas de aula
- Atendimento do pré ao 5º ano
Como será
- Capacidade para 455 alunos em período integral
- 13 salas de aula
- Atendimento do pré ao 9º ano






