A Prefeitura de Cachoeirinha anunciou, na terça-feira (28), a patrona da 38ª Feira do Livro do município. A escolhida é a escritora, pesquisadora e professora Ângela Xavier.
A apresentação ocorreu no gabinete do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Éverton Cunha. Durante o anúncio, a autora destacou a relação com a cidade e a importância do reconhecimento.
“Tenho uma relação estreita com Cachoeirinha. Foi aqui que recebi minhas primeiras oportunidades profissionais, no Jornal de Cachoeirinha. Tenho um vínculo com a cidade e é uma imensa honra assumir essa função”, afirmou.
A 38ª edição da Feira do Livro será realizada entre os dias 25 e 31 de maio, no Parcão Municipal. Neste ano, o evento tem como tema “Histórias que ecoam no mundo”.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a escolha da patrona reforça o compromisso da feira com a valorização cultural e o incentivo à leitura.
Ângela Xavier atua como coordenadora da Casa de Cultura de Gravataí e integra coletivos voltados à educação antirracista e à valorização da cultura negra.
Ela também é membro da Academia de Letras do Brasil-RS e presidiu por duas gestões o Clube Literário de Gravataí. Com formação em Letras e especializações em áreas como História e Cultura Afro-brasileira e Educação do Campo, a autora desenvolve trabalhos que dialogam com identidade, representatividade e combate ao racismo.
Produção literária e reconhecimento
Entre suas obras estão os livros infantis O Lanceirinho Negro, O Lanceirinho Negro/Herança de Porongos e Jerá Poty, além da obra poética Tornando-se. Parte de sua produção aborda a história dos Lanceiros Negros e questões relacionadas à memória e à identidade.
A autora também foi premiada em festival estudantil no estado com a esquete “Lanceiros Negros”, que recebeu o troféu Desconstrução da História Oficial.
Mais recentemente, seu livro infantil A Lanceirinha foi finalista do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria infantil. A obra propõe uma releitura da participação dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha.
De acordo com a organização, a Feira do Livro busca promover o acesso à literatura e fortalecer a formação de leitores, reunindo escritores, atividades culturais e espaços de convivência.
A expectativa é que o evento mobilize a comunidade e amplie o contato do público com diferentes produções literárias, reforçando o papel da leitura como ferramenta de reflexão e cidadania.






