Gravataí está com 190 vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas da indústria, serviços e construção civil. A iniciativa busca oferecer formação prática e qualificação de acordo com as demandas do mercado de trabalho, com atenção especial a pessoas desempregadas ou que procuram novas oportunidades profissionais.
As inscrições podem ser feitas até 9 de outubro, pela internet, por meio do Programa RS Qualificação Recomeçar. Acesse: Inscrições para os cursos gratuitos de Gravataí
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Gravataí e integra o Programa RS Qualificação Recomeçar, do governo do Rio Grande do Sul. O programa tem como objetivo ampliar a qualificação profissional, fortalecer a empregabilidade e criar novas possibilidades para trabalhadores que buscam desenvolver habilidades ou retornar ao mercado.
“Nosso objetivo é desenvolver cursos e capacitações que possam ampliar as oportunidades de qualificação profissional e incentivar a inserção e recolocação da população no mercado de trabalho”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação, Mari Léia Bastiani.
Os cursos e quem pode participar
As 190 vagas estão distribuídas entre sete modalidades de cursos: Operador de Empilhadeira Frontal a Contra Peso (50 vagas, divididas em duas turmas); Instalações Elétricas (25 vagas); Instalações Hidráulicas Prediais (25 vagas); Operações de Preparação e Soldagem nos Processos MIG/MAG (25 vagas); Assentamento de Placas Cerâmicas (25 vagas); Logística: Gestão de Estoques (20 vagas); e Técnicas Básicas de Processos Logísticos Industriais (20 vagas).
As formações têm cargas horárias que variam entre 40 e 80 horas. As turmas estão previstas para ocorrer entre outubro e novembro, nos turnos da manhã e da tarde.
A seleção dos participantes será feita de acordo com a ordem de inscrição e os critérios de público prioritário estabelecidos no edital do programa.
A proposta é atender principalmente pessoas que precisam ampliar a qualificação para buscar uma colocação, recolocação ou novas possibilidades de atuação profissional.
SERVIÇO
O quê: cursos profissionalizantes gratuitos
Vagas: 190
Áreas: indústria, serviços e construção civil
Inscrições: até 9 de outubro
Programa: RS Qualificação Recomeçar
Período dos cursos: outubro e novembro
Carga horária: de 40 a 80 horas
Informações:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC)
Telefone: (51) 3600-5138
WhatsApp: (51) 99836-1629
E-mail: [email protected]






