CULTURA

‘Nasci pra ser Dercy’: Grace Gianoukas interpreta ícone da comédia em Gravataí; veja como assistir

Foto: Heloisa Bortz

Gravataí será a última parada da circulação pelo Rio Grande do Sul do espetáculo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado pela atriz Grace Gianoukas. A apresentação ocorre no dia 24 de novembro, às 20h, e encerra a passagem da montagem por oito municípios gaúchos em novembro.

Com texto e direção de Kiko Rieser, o monólogo homenageia Dercy Gonçalves, uma das principais representantes da comédia brasileira, e apresenta diferentes aspectos da trajetória pessoal e artística da atriz. A montagem já foi assistida por mais de 40 mil pessoas.

A circulação é promovida pelo Sesc/RS e começa no dia 8 de novembro, em Pelotas. Depois, passa por Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa, antes de chegar a Gravataí para a apresentação de encerramento.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Sesc/RS.

Na montagem, Grace Gianoukas interpreta Vera, uma atriz que participa de um teste para viver Dercy Gonçalves no cinema. Ao se deparar com um roteiro que considera marcado por estereótipos, a personagem questiona a forma como a artista está sendo representada.

A relação de Vera com Dercy, no entanto, vem desde a infância, influenciada pela admiração que sua mãe tinha pela atriz. Ao revisitar essa trajetória, ela passa a reconstruir a história da homenageada e, gradualmente, transforma-se na própria Dercy.

A narrativa apresenta uma mulher que enfrentou convenções sociais e o moralismo de sua época e que ajudou a transformar a linguagem da comédia nos palcos brasileiros.

“Nasci pra ser Dercy” parte de uma pesquisa sobre a vida de Dolores Gonçalves Costa, nome de nascimento da atriz, para abordar sua importância para o teatro nacional e para a autonomia feminina.

Dercy foi consagrada como vedete do Teatro de Revista e levou sua experiência para a comédia popular. Com um estilo marcado pela irreverência e pelo uso de palavrões, rompeu com padrões de comportamento e linguagem de sua época.

Além da atuação, Dercy também trabalhou como autora e produtora e se tornou uma defensora da liberdade de expressão.

Montagem acumula prêmios

O espetáculo rendeu a Grace Gianoukas os prêmios Shell e APCA de Melhor Atriz, em 2024, além do I Love PRIO do Humor, na categoria Melhor Performance.

Kiko Rieser recebeu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Dramaturgia Original, em 2023.

A montagem também foi indicada ao Prêmio Cenym, na categoria Melhor Monólogo, e ao Prêmio Miguel Arcanjo, nas categorias de direção, peça e atriz.

SERVIÇO

O quê: espetáculo “Nasci pra ser Dercy”
Quando: 24 de novembro, às 20h
Onde: Gravataí
Atriz: Grace Gianoukas
Texto e direção: Kiko Rieser
Produção: Ventilador de Talentos
Realização: Sesc/RS
Ingressos: pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

Circulação pelo Estado

Antes de chegar a Gravataí, a montagem passa por:

  • Pelotas: 8 de novembro
  • Camaquã: 10 de novembro
  • Canoas: 11 de novembro
  • Caxias do Sul: 13 de novembro
  • Passo Fundo: 17 de novembro
  • Ijuí: 19 de novembro
  • Santa Rosa: 21 de novembro
  • Gravataí: 24 de novembro, às 20h


A circulação integra o Arte Sesc, iniciativa que tem entre seus objetivos ampliar o acesso à produção cultural e promover a formação de públicos em diferentes áreas artísticas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade