Mais de 870 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Getúlio Vargas, em Gravataí, passaram a contar com um novo espaço dedicado à leitura, à tecnologia e à educação ambiental. Inaugurada na sexta-feira (6), a Sala Circular reúne 1,2 mil livros, jogos educativos, materiais didáticos, notebooks e óculos de realidade virtual.
O projeto busca estimular o interesse pela literatura e aproximar crianças e adolescentes de temas como sustentabilidade e preservação ambiental. A iniciativa é realizada pelo Instituto Cuidare, com patrocínio da Novelis, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Além de ampliar o acesso aos livros, o ambiente oferece experiências interativas que permitem aos estudantes explorar diferentes lugares e conhecer espécies de animais por meio da realidade virtual.
Um mapa ilustrado com QR Codes, por exemplo, possibilita viagens virtuais por pontos turísticos de diferentes países, como o Monte Fuji, no Japão, e o Taj Mahal, na Índia. Outra atividade utiliza uma placa interativa com imagens de animais, que permite assistir a vídeos imersivos sobre espécies como o jacaré e a onça-pintada.
A Sala Circular também foi planejada para trabalhar conceitos de educação ambiental de maneira lúdica. Entre os conteúdos abordados estão os 5 R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar.
A proposta é incentivar hábitos conscientes desde a infância, mostrando a relação entre consumo, reaproveitamento de materiais e preservação da natureza.
Segundo a diretora da EMEF Getúlio Vargas, Tatiane Medianeira da Silva, o espaço representa uma conquista para a comunidade escolar e atende a uma demanda de professores e estudantes.
A diretora destaca que a iniciativa pretende estimular a criatividade, a imaginação, o pensamento crítico e a expressão dos alunos, além de favorecer a convivência e a construção coletiva do conhecimento.
O ambiente foi projetado em formato modular e flexível. Isso permite que equipamentos e materiais sejam deslocados para outras salas da escola, ampliando as possibilidades de utilização em atividades interdisciplinares.
A estrutura também poderá funcionar como espaço de convivência e descompressão para estudantes e professores.
De acordo com Kátia Rocha, diretora do projeto no Instituto Cuidare, a proposta é integrar diferentes áreas do conhecimento em um ambiente que possa ser utilizado de diversas maneiras.
“A Sala Circular nasce dessa convicção: um ambiente modular, que pode circular por diferentes espaços da escola e aproximar leitura, tecnologia e sustentabilidade”, afirma.
Empresa também tem atuação em Gravataí
A Novelis, responsável pelo patrocínio da iniciativa, também mantém em Gravataí um dos seus 13 Centros de Coleta de Sucata de Alumínio no Brasil. As unidades fazem parte da estrutura de logística reversa da empresa.
Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, o projeto aproxima os estudantes de temas relacionados à sustentabilidade e à economia circular.
A executiva afirma que apoiar o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente faz parte da atuação da companhia.
A iniciativa pretende deixar um legado para a escola, ampliando as oportunidades de aprendizagem e incentivando o protagonismo dos estudantes na construção de um futuro mais sustentável.





