A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu um evento de capacitação sobre câncer de boca para a rede de saúde municipal. A ação, que reuniu, virtualmente, mais de 80 funcionários das equipes de saúde do município, durante manhã e tarde, ocorreu em alusão ao Maio Vermelho, mês de conscientização sobre o câncer bucal.
– O câncer de boca tem cura, se diagnosticado em seu estágio inicial. Nós temos que proporcionar acesso aos pacientes e agilizar o tratamento, trabalhando com a prevenção, para evitar casos mais graves – destacou o estomatologista e coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO/SMS), Matheus Piardi Claudy.
Durante a conversa, Matheus explicou as diversas lesões bucais existentes, bem como mostrou a importância da prevenção quanto às anomalias.
De acordo com o estomatologista, lesões ou feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias são sinais de que é necessário fazer uma avaliação mais criteriosa. Além das lesões relacionadas ao câncer, tratou, também, sobre as feridas ocasionadas pela sífilis, mostrando exemplos de como esta doença pode afetar o paciente e o bebê, no caso de gestantes.
– É muito importante e necessário que tenhamos o apoio de toda a equipe da Atenção Básica para prevenir, diagnosticar e tratar essas doenças relacionadas à boca – comentou a responsável pela Saúde Bucal da SMS, Alessandra Salvadori.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registrou 15.190 casos de câncer de boca em 2020, sendo que 6.192 destes levaram pacientes a óbito.
– A capacitação sobre o Maio Vermelho já é feita há alguns anos e sempre procura nos mostrar a importância deste tema, muitas vezes, deixado de lado. Capacitar profissionais de saúde, e não só cirurgiões-dentistas, é essencial para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de boca – enfatizou Nathália Lopes, cirurgiã-dentista da USF Morada do Vale II.
Fatores de risco, sintomas e cuidados
Entre os fatores de risco para o aparecimento de lesões bucais, estão o tabagismo, o consumo frequente de bebidas alcoólicas, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV.
Os principais sintomas do câncer de boca são o surgimento de machucados, feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, assim como sangramentos, inchaços ou dormência em alguma área da boca.
Fique atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração ou aspecto da sua boca até o surgimento de lesões que demoram a cicatrizar. Em caso de suspeitas ou anormalidades, a SMS reforça que os pacientes procurem a unidade de saúde mais próxima para o devido atendimento e encaminhamentos que forem necessários.