Terceira onda

CANOAS | Mais de mil testes por dia, 3 mil positivados: terceira onda já pressiona hospitais

Testagem é a aposta do governo para evitar a rápida expansão do vírus após as primeiras semanas do ano. Vacinação continua e clínicas para positivados serão abertas nos próximos dias. Foto: Divulgação/PMC

Canoas vem registrando um crescimento nos casos positivados para Covid-19 e, também, um aumento nas hospitalizações. Somente nos primeiros 25 dias do ano, cerca de 3.019 canoenses testaram positivo para o coronavírus. No período, foram registrados 4 óbitos. De acordo com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia, que faz os acompanhamentos epidemiológico e hospitalar diário na cidade, o elevado número de positivados levou as internações hospitalares a uma crescente. No dia 30 de dezembro de 2021, a cidade registrava apenas 3 leitos de UTI Covid-19 e 6 leitos de enfermaria ocupados. Nesta segunda-feira, 24, os hospitais da cidade já contam com 18 canoenses em leitos de UTI e 47 internados na enfermaria, que correspondem a 15,38% (UTI) e 27,97% (Enfermaria) de ocupação do número de leitos total.

Somados, os hospitais da cidade oferecem 117 leitos de UTI e 168 leitos de enfermaria dedicados para atender a pacientes com o novo coronavírus.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | A ’semana cheia’ que vai exigir toda a energia do prefeito

CANOAS | A bomba-relógio armada em meio à terceira onda: se a União lavar as mãos, o colapso chega em 10 dias

 

Mesmo com a taxa de contaminação em alta, o número de óbitos é baixo. Um dos fatos que explica esse índice é alta adesão à vacina na cidade. Dados da Prefeitura apontam que 98% da população adulta vacinável já tomou pelo menos uma dose de um dos imunizantes disponíveis. Ainda faltam, porém, cerca de 10,1 mil canoenses que não compareceram aos chamados da campanha.

Ainda não há um dado local sobre o número de hospitalizações em pessoas não vacinadas em Canoas. Informações divulgadas pela BBC Brasil e repercutidas pelo jornal online Meio apontam que 90% dos internados no Estado do Rio de Janeiro pelo novo coronavírus não completaram o calendário vacinal indicado pelas autoridades sanitárias. Desdes, 38% não tomaram sequer uma dose de qualquer vacina.

 

Manter os protocolos sanitários

A secretária Adjunta Ana Paula Macedo, destaca que a vacinação gerou uma mudança no quadro dos novos contaminados ou recontaminados. “Notamos que os novos pacientes estão com uma forma mais branda da doença. Apesar da baixa taxa de gravidade, é fundamental que todos continuem seguindo os protocolos sanitários e respeitando as medidas que auxiliam a inibir a transmissão tanto da Covid-19 quanto da H3N2. É preciso intensificar o uso da máscara e do álcool em gel, além de evitar aglomerações. Precisamos redobrar os cuidados para vencermos a pandemia”, reiterou.

Diante desta terceira onda de infecção por coronavírus, o prefeito Jairo Jorge anunciou a implantação de quatro clínicas Covid para atendimento médico, que devem começar a funcionar já nos próximos dias. Além disso, a Prefeitura vai comprar mais 100 mil testes antígenos para ampliar a testagem em massa, considerando que cerca de 37% das pessoas que estão testando nas centrais do município estão positivando para o novo coronavírus.

 

Mais de mil testes por dia

Com o aumento do número de casos detectados de Covid-19, a Prefeitura intensificou a campanha de conscientização sobre a importância da testagem para conter o avanço da pandemia. Nos primeiros 24 dias do ano, foram realizados 26.589 testes.

Diante deste cenário, foram reforçados os locais para identificação dos casos na cidade, com foco em orientar as pessoas positivadas para realizar o isolamento social e, consequentemente, frear a disseminação do vírus.

 

Onde procurar por testes

Testagem 24h
Tenda da UPA Carlos Giacomazzi – Boqueirão
Av. Boqueirão, 2900, Guajuviras

Central de Testagem Centro
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Estação Canoas, da Trensurb, junto à Central de Vacinas, com tenda para o acolhimento e a triagem nas proximidades do local, na Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga.

Central de Testagem no Rio Branco
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Sudoeste: Rua Edgar Fritz Muller, 430, no Bairro Rio Branco

Central de Testagem no Niterói
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Rua Primeiro de Maio, 534, Bairro Niterói

Central de Testagem no Guajuviras
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Nordeste: Av. Boqueirão, 3166, Bairro Guajuviras

Central de Testagem no Mathias Velho
De segunda a sexta, das 8h às 17h
EMEF Prof. Thiago Würth: Rua São Lourenço, ao lado da Escola Infantil Vó Sara, Bairro Mathias Velho

Os testes oferecidos
Teste rápido Antígeno: teste do cotonete, fica pronto em 15 minutos. Não precisa de requisição médica. Realizado apenas quando o paciente estiver com sintomas.
RT-PCR: teste do cotonete, fica pronto de 5 a 7 dias – necessita de requisição médica
Teste rápido anticorpos: teste do dedo, procura anticorpos de até 10 dias atrás.
Fica pronto em 15 minutos e não necessita requisição médica.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade