Na manhã desta segunda-feira o prefeito em exercício, Maurício Medeiros, participou do ato de assinatura do termo de cooperação entre a empresa Trade Recycle, com sede em Cachoeirinha, e a Prefeitura de Porto Alegre para a implementação da Logística Reversa de Eletroeletrônicos com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).
Medeiros recebeu o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que participaram do evento para implementação da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos.
O contrato acontece através de uma parceria público-privada com a Trade, que permite que Porto Alegre integre a política nacional chamada Lixão Zero, que trabalhará pela destinação final ambientalmente correta para os resíduos eletroeletrônicos da Capital.
– Também realizamos o pedido para inclusão no projeto que, futuramente, será aberto para outros municípios. Até o momento, somente as capitais estaduais podem participar – explica o prefeito em exercício.
Também estiveram presentes o presidente da Abree, Sergio Mauricio; a secretária de Parcerias de Porto Alegre, Ana Pellini; o secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza; secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França; os secretários portoalegrenses de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm; de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques; e os vereadores da Capital Cláudia Araújo e Moisés Barboza.
A logística reversa possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo para que sejam convertidos em matéria-prima para a indústria. É um trabalho pela destinação ambientalmente adequada de resíduos eletroeletrônicos, assegurando que todos os estágios sejam realizados de maneira segura e rastreável.
Em fevereiro de 2020, foi aprovado pelo Ministério Ambiente, o decreto 10.240. O documento é um complemento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece diretrizes para o controle dos resíduos eletrônicos no Brasil.