O prefeito Luiz Zaffalon, que completa nesta sexta-feira sete meses e 20 dias no governo, envia ao Seguinte: o artigo 'Cuidar e viver Gravataí'. Siga abaixo, na íntegra, o que escreve o sociólogo.
O primeiro dever de um prefeito é cuidar da cidade. Cuidar das ruas, da limpeza, da iluminação, das praças, das paradas de ônibus, mas, sobretudo, das pessoas. Cuidar das pessoas é mais do que manter a cidade limpa e organizada: é cuidar da educação das crianças, da saúde das famílias, da assistência aos idosos, da oportunidade para os jovens.
Nos últimos anos, Gravataí avançou muito em todas essas áreas: construímos novas avenidas, melhoramos a coleta e o tratamento de resíduos, reformamos muitas praças, mas, além disso, ampliamos a estrutura dos serviços de saúde, com novas unidades e contratação de médicos e profissionais de saúde, construímos e equipamos as escolas. E não esquecemos do uniforme escolar, que hoje chega a mais de 26 mil crianças todos os anos. Enfrentamos a pandemia unidos, ajudamos os que mais precisam, demos um exemplo de solidariedade.
Apesar desses importantes avanços, ainda temos muitos desafios pela frente. Por isso, nosso governo propôs, e a Câmara Municipal aprovou, a Reforma da Previdência Municipal. Com ela, garantimos o equilíbrio fiscal, asseguramos direitos para o futuro, e abrimos espaço para novos investimentos por parte da Prefeitura. A comunidade vai ganhar muito com esta iniciativa.
Além disso, aprovamos também o PPA – Plano Plurianual – que prevê recursos para mais de 200 novas ações, programas e obras que vão melhorar ainda mais os serviços e a infraestrutura urbana da nossa cidade. Com planejamento, recursos e gestão estamos iniciando um novo ciclo de realizações.
Em paralelo, tomamos várias iniciativas para potencializar o desenvolvimento econômico em nosso município. Cito apenas dois exemplos. O primeiro é a Lei da Liberdade Econômica, que simplifica e agiliza a relação entre empresas e Prefeitura, tudo, claro, dentro da Lei. Seguindo nossa vocação histórica, queremos ser um município aberto e receptivo para as empresas, pois mais empresas quer dizer mais renda e empregos para a nossa comunidade.
O segundo é o uso da tecnologia, que disponibiliza, online, o mapa de uso de áreas para novos empreendimentos. Com esta ferramenta, investidores podem, à distância, conhecer melhor a cidade, as áreas e a infraestrutura disponíveis.
Estas iniciativas são apenas o começo. Queremos e sonhamos com uma cidade moderna, bonita, limpa e sustentável. A Prefeitura pode fazer muito, está fazendo e fará ainda mais, mas não pode fazer tudo sozinha. Precisamos da tua ajuda, da ajuda da comunidade, para cuidar da nossa cidade. Por isso, o conceito que adotamos para a nossa gestão é um convite: Vamos cuidar e viver Gravataí. Vamos juntos?
LEIA TAMBÉM
Gravataí recebeu 1 bilhão em investimentos em ano de pandemia; Alento ao inverno da ’GMdependência’