Pensando em facilitar o acesso ao ensino de bateria, o músico Luke Santos vai oferecer um curso de 20 aulas, online e gratuito, através do canal do seu canal: YouTube.com/lukesantos. O projeto foi um dos contemplados no Fundo da Cultura de Cachoeirinha (FUCCA) 2021.
– Toda a ideia do projeto se baseia na minha vivência como educador e, principalmente, nas práticas pedagógicas que fundamentam a maneira como eu ensino, tendo o aluno como agente e protagonista do próprio aprendizado. A ideia é que, qualquer pessoa, de qualquer idade, a qualquer hora, vai poder acessar esse material. Eventuais dúvidas que surgirem, poderão ser colocadas nos comentários, e vou ter o maior prazer de responder a todos – explica Luke.
O artista conta como começou sua carreira.
– Foi em 2006, direto com bateria. Passei por muitas bandas e toquei com grandes nomes do cenário da cultura pop entre 2015 e 2017, como Ricardo Cruz, Anisio Mello Jr, Ricardo Jr, Rodrigo Rossi, e Edu Falaschi. Em 2017, lancei um álbum com a banda Weakless Machine que teve uma grande repercussão no cenário metal e fui destaque em algumas resenhas. Logo depois disso, gravei com mais outros artistas e fiz um projeto que presta homenagem ao meu pai falecido em virtude de um câncer, esse projeto tem documentário, making-of e é umas das músicas mais importantes da minha vida. Hoje eu tenho um projeto chamado Nigurah que tem um viés político-social, antirracista e antifascista.
Natural de Porto Alegre, mas “adotado” por Cachoeirinha desde os 11 anos, Luke é formado em Licenciatura em Música pelo IPA, ex-aluno do Conservatório de Música da OSPA e trabalhou como instrutor de Artes por 6 anos no Sesi Gravataí.
– Além, é claro, do apoio da Secretaria da Cultura no projeto, eu também tenho a grande felicidade de contar com o apoio dos meus patrocinadores: pratos da krest Cymbals. pad's de estudo da Pad Gorilla, baquetas da Los Cabos Drumsticks – disse ele, que lembrou que Cachoeirinha tem grandes bateristas, “como meu amigo Ébano Santos”.
O Fundo da Cultura de Cachoeirinha (FUCCA) é uma iniciativa do município de Cachoeirinha, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, de fomentar setores da cultura da cidade por meio do financiamento de projetos selecionados via edital. Este ano, são dez projetos, que receberão o valor de R$ 10 mil cada um, para executar sua ação cultural no município até o prazo de 31 de dezembro.
Para o prefeito Miki Breier, o FUCCA é uma importe forma de incentivar a cultura.
– E estamos sempre buscando mecanismos para impulsionar o setor está entre os mais atingido pela pandemia – diz.
A secretária Sueme Pompeo de Mattos acrescenta que o Fundo era há muito aguardado pelo setor e que, nesta edição, contou com a validação de pareceristas.
– Isso contribuiu também para que os participantes do Conselho de Política Cultural do município pudessem participar dos editais, já que não serão mais eles a analisar os projetos, o que incentiva a que mais pessoas possam fazer parte.
Na próxima quinta-feira, dia 12, vamos destacar o projeto “A Regionália – A arte em ação”, proposto por Leandro Berlesi.