O personal trainer gravataiense Darlan Souza, hoje radicado em São Paulo, vai lançar seu novo livro, desta vez com o tema do emagrecimento. “Como emagrecer sem sofrer – Aplicações práticas para o emagrecimento” é o título de sua nova obra.
Siga a entrevista.
Seguinte: – Você escreveu outros livros, eles abordavam este tema?
Darlan – Escrevo desde 2015 e os outros livros que escrevi tratavam de trazer uma levada mais geral de qualidade de vida, era o início das obras, depois me sentindo mais confiante escrevi sobre corrida de rua (foram três livros) sempre de forma independente.
Seguinte: – Você ainda corre?
Darlan – Sim, gosto de correr maratonas (42km), já foram 30 no total, tanto Brasil quanto fora. Ah, a corrida é um esporte democrático e de baixo custo, todos podem praticar e em qualquer idade, além de ser uma ótima ferramenta de promoção da saúde. Corrida é um esporte ou ferramenta que pode ser realizada em um curto espaço de tempo, talvez por isso me adaptei bem a isso e otimizar meu tempo.
Seguinte: – Em relação a região do Vale do Gravataí, como você vê as opções de esporte, lazer e saúde, os incentivos para se ter um estilo saudável?
Darlan – Nasci em Gravataí (no Hospital Dom João Becker), morei muitos anos na região e posso dizer que temos boas opções de espaços tanto em locais públicos (como o Parcão) quanto privados. Treinava nas academias de Cachoeirinha e corria nas ruas e avenidas dos dois municípios, atravessava ambas treinando. Vejo que hoje os parques e praças são boas opções para quem busca se exercitar ao ar livre em um ambiente familiar seguro. As academias por outro lado (além de termos boas academias na região), você vai encontrar colegas altamente capacitados para atender as demandas.
Seguinte: – Como você vê a qualidade dos profissionais que atendem nas academias?
Darlan – Se engana quem pensa que somente nos grandes centros há profissionais qualificados. Gravataí tem um celeiro de grandes treinadores, nutricionistas e médico do esporte. Há faculdades que capacitam e um histórico de formar grandes nomes a nível Brasil tanto de treinadores quanto de esportistas.
Seguinte: – E a mudança para a terra da garoa, se adaptou bem?
Darlan – Estava indo regularmente há alguns anos para São Paulo e Rio em razão de cursos, palestras e outros compromissos profissionais, então essa mudança não foi tão radical. Sinto falta do chimarrão e do frio do Sul. Nessa nova rotina, treino no Parque do Ibirapuera, atendo meus clientes na academia do condomínio e as consultorias online. É correria todos os dias, pois faço mestrado em Ciências da Saúde pela USP e foi justamente lá que encontrei a colega Valéria Loescke. Foi em nossas conversas na sala de aula que começamos a tratar de escrever este livro novo, justamente sobre emagrecimento para quebrar estes tabus que se nutrir bem é sofrer, que treinar é um sofrimento e que sim, é possível termos um estilo de vida mais saudável e ativo sem maiores percaustos.
Seguinte: – Para quem não gosta muito de se exercitar, o que você indica?
Darlan – Sempre treinei alguma coisa, mas nos últimos anos a corrida de rua, assim como a musculação é o que mais tenho praticado, até por uma questão de tempo, consigo otimizar meu tempo e manter o estilo de vida mais saudável. Para quem ainda não gosta, é importante ter boas “experiências” com os exercícios, praticar a modalidade que mais gosta, fazer os exercícios que mais gosta, isso traz uma maior aderência e tende a manter você motivado a não parar, não voltar ao sedentarismo.
Seguinte: – E sobre o novo livro, o que tem a nos dizer?
Darlan – Escrever é sempre um prazer e poder escrever para ajudar pessoas a emagrecer neste período é mais fascinante. Tenha certeza que depois desta leitura muitos vão rever seus conceitos sobre a relação com a comida diária, os treinos semanais e até sobre seu comportamento alimentar social. Vamos lançar ele dia 31 de agosto deste ano e disponibilizar pelos nossos canais de venda (51) 998 042 998 e em nossas redes sociais que é @darlansouza e @valerialoeschke