Buscando acolher pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), disponibiliza a Casa do Bem, um local acolhedor e que está aberto, todos os dias do ano, para que pessoas em situação de rua e vulnerabilidade possam passar a noite. Nas últimas semanas, buscando atender uma maior demanda, ocasionada pelo frio intenso, o local recebeu um reforço de camas e colchões, aumentando sua capacidade em 40%, além da instalação de um canil onde os usuários podem abrigar os seus pets.
Para oferecer maior suporte no atendimento dos usuários, a Casa do Bem possui uma ampla equipe de orientadores, coordenadores, assistente social e psicóloga, promovendo a reinserção destes usuários na sociedade, resgatando vínculos rompidos, estimulando o surgimento de consciência crítica, elevando a autoestima, a construção de novos projetos de vida, reconhecendo este sujeito como protagonista da sua história, empoderando o usuário para que perceba que é capaz de atingir suas realizações pessoais, seus sonhos e ser feliz.
A entrada, no período de inverno, ocorre a partir das 17h15. Ao acessar o serviço, os usuários tomam banho, lancham e, às 20h, é servido o jantar. Em seguida, são encaminhados para pernoite. As luzes são desligadas às 22h. Pela manhã, fazem a higiene e tomam café da manhã. Durante a saída, que ocorre até as 8h30min, os usuários levam todos os seus pertences. No acolhimento das 17h, o usuário recebe toalhas higienizadas, cobertores, lençóis e um kit de higiene completo. A Casa do Bem, que está localizada na ERS-118, número 3155, oferece vagas para 52 usuários.
Disponibilizada pela Prefeitura, a Equipe de Abordagem, composta por profissionais preparados para realizar o acolhimento, promove rondas diárias em busca de pessoas em situação de rua. Durante o atendimento, elas são convidadas a se dirigir, voluntariamente, até a Casa do Bem. Para os usuários que não aceitam ir até o albergue, a equipe de abordagem, em parceria com a Rouparia, oferece agasalhos e cobertores, conforme a necessidade do acolhido.
No Centro Pop, pessoas em situação de rua podem acessar diversos serviços básicos de higiene, alimentação, reinserção social e empregatícia. O local, que atende os usuários, durante a manhã e à tarde, conta com uma equipe multiprofissional composta por um coordenador, assistentes sociais, orientadores, auxiliares de serviços gerais e cozinheiros que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante o atendimento inicial, é realizada uma entrevista para conhecer a situação do morador de rua e elaborar um plano de atendimento, conforme as necessidades do acolhido. No processo de reintegração, os usuários recebem suporte para a confecção de documentos pessoais, currículos, acesso a vagas de emprego, refeitório, refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde), lavanderia e sanitário equipado com chuveiro de água quente.
Sua atitude pode salvar uma vida! Viu alguém em situação de rua e vulnerabilidade? Disque 153 para conversar com a Guarda Municipal ou (51) 99238-8091 para contatar a Equipe de Abordagem.