Mesmo com a pandemia Gravataí recebeu R$ 934.574.118,03 em investimentos de construção civil a partir de 1.372 alvarás liberados pela Prefeitura entre 30 de março e 30 de junho, período que comporta os últimos 9 meses do governo Marco Alba (MDB) e os seis primeiros meses do prefeito Luiz Zaffalon (MDB).
– Se colocar os impostos e material em cada obra passa de 1,1 bilhão – calculou Zaffa para o Seguinte:, na manhã deste sábado.
Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano são 483.235,32 metros quadrados em área construída. Foram 254.223,32 em edificações residenciais e 117.588,40 comerciais.
Também foram expedidas 899 cartas de habitação, o que corresponde a 265.576,87 metros quadrados.
– A construção civil teve um excelente desempenho no período. Os resultados do ITBI foram maiores que em tempos normais. Ou seja, todos indicadores neste segmento foram superiores a épocas de normalidade – comemora Zaffa.
Como o Seguinte: reportou em 1.166 novos negócios: Gravataí expediu média de 7 alvarás por dia em 2021, neste ano também houve queda no número de baixas em empresas, de 368 no primeiro semestre de 2020 para o mesmo período em 2021. Foram expedidos 1.166 alvarás de negócios em seis meses.
Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo o setor mais aquecido foi o de serviços, responsável por 80% das licenças expedidas. A abertura de 602 novas microempresas foi responsável por 52% das autorizações liberadas.
É um alento frente ao atropelamento que significa o complexo da General Motors parado, que projeta retorno apenas em 16 de agosto, e apenas para o primeiro turno, já que ainda não há definições sobre o segundo e o terceiro turnos.
Como tratei em Os milhões que Gravataí já perdeu com a GM parada; Aguente firme, Dominic!, Gravataí já perdeu, nas projeções para os próximos dois anos, pelo menos R$ 50 milhões com as paralisações do complexo automotivo da GM devido ao contágio da pandemia.
A conta da tragédia é que cada mês com a montadora parada corresponda a R$ 5 milhões perdidos por Gravataí – ou uma ponte do Parque dos Anjos, para usar como comparativo uma obra simbólica.
Em 10 meses, já seriam R$ 50 milhões, com efeito nos próximos dois anos. Isso corresponde a 40% dos R$ 200 milhões recebidos de todos os impostos recolhidos pelo município.
A suspensão na produção fez com que o Onix, produzido em Gravataí, perdesse para o Fiat Strada a liderança de vendas que comemorava desde 2015, além de também ser ultrapassado no ranking sem veículos maiores, como picapes, para o HB20, da Hyundai, como tratei em GM parada, Onix perde liderança e Gravataí dinheiro; ’É a pandemia, estúpido’!.
Ao fim, comemoremos: Gravataí, de tamanho, localização privilegiada e boa gestão para os negócios, é um lugar atrativo para quem quer investir.
Uma boa notícia para um sábado frio que antecipa um inevitável longo inverno da ‘GMdependência’.
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