política

O gravataiense que come a la minuta com Bolsonaro em Brasília

Evandro Soares foi vereador em Gravataí entre 2013 e 2020

Fãs de Evandro Soares em Gravataí me perguntavam como estava o ex-vereador em Brasília. Liguei e me atendeu na tarde desta terça dando bom dia ao ministro da Economia Paulo Guedes, que passava em frente à sua sala no 4º andar do Palácio do Planalto.

De máscara, o gravataiense ocupa desde março o gabinete de diretor da Secretaria Especial de Modernização do Estado, ligada à Secretaria Geral da Presidência da República, que é ocupada por seu padrinho político, Onix Lorenzoni.

Quase que semanalmente, Evandro desce um andar e acompanha o ministro gaúcho em reuniões com Jair Bolsonaro. Por vezes, chamam uma a la minuta.

– A relação deles é muito próxima – conta, lembrando agenda que acompanhou na semana passada em Análipois (GO) junto aos dois, e Bolsonaro, no microfone, disse aos apoiadores que Onix tinha sido o “primeiro louco” a acreditar que ele seria o presidente do Brasil.

Na semana passada, Evandro, que mora a 500 metros da residência presidencial no Palácio da Alvorada, levou o filho Bernardo para conhecer Bolsonaro.

Abaixo da foto, sigo.

 

 

A conversa com Evandro rendeu uma exclusiva: a parceria pode ter como consequência Onix candidato ao governo gaúcho. Evandro revelou que, após o senador Luis Carlos Heinze (PP) ter se lançado ao Palácio Piratini nesta segunda, Onix pediu, e recebeu o talkey de Bolsonaro à candidatura.

O plano é ele, Evandro, concorrer a deputado federal, em dobradinha com o filho de Onix, Rodrigo, a deputado estadual.

– O ritmo aqui é alucinante. Tenho aprendido muito – diz o gravataiense, que embarca em voo da FAB na quinta e vem, com Onix, para agenda governamental em Passo Fundo e região.

Mesmo tendo concorrido a vice-prefeito de Dimas Costa (PSD), na chapa que ficou em segundo lugar com 35 mil votos (e ter sido um dos votos que rejeitaram contas de Marco Alba (MDB), Evandro conta ter procurado o prefeito eleito Luiz Zaffalon (MDB) oferecendo a ‘conexão Brasília’.

– Quero ajudar minha cidade. Acredito que Zaffa não tenha tido necessidade ainda, mas estou à disposição. Já articulei agendas do Miki com Onix e demandas que ele trouxe estão avançando – diz, relatando a visita do prefeito de Cachoeirinha Miki Breier (PSB) no final de abril.

Secretário-geral no RS e presidente do DEM em Gravataí, Evandro diz não ter mágoas pelo seu único vereador, Fernando Deadpool, ter entrado e saído do governo sem que ele fosse comunicado:

– Sem problemas. O vereador tem autonomia em seu mandato, desde que não descumpra preceitos partidários. Não sei o porquê do acordo entre ele o governo não ter dado certo.

Mesmo com os quase 500 mil mortos pela COVID e o cerco da CPI no Congresso, Evandro diz ver em Bolsonaro, Guedes, Onix e outros ministros “convicção e tranquilidade para governar”.

– É uma crise sanitária e econômica mundial, que explodiu em um momento de transição no Brasil. É injusto dizer que o governo não está fazendo o que pode, seja no enfrentamento à pandemia, como para recuperar a economia. A vacinação está acontecendo e os indicadores estão melhorando. Viu o PIB? – empolga-se.

– A CPI é política. Todo mundo sabe que o relatório já está pronto para desgastar o presidente. O que parece não estar funcionando. É só ver as últimas manifestações: Bolsonaro tem apoiadores irredutíveis.

Ao fim, Evandro é um dos, se não o principal assessor político de Onix em Brasília, e sonha com uma candidatura a deputado federal com o apoio de Bolsonaro e seus “irredutíveis”.

Printe & Arquive na Nuvem: poderemos ter em 2022, como representante do ‘bolsonarismo raiz’, que fez 72%, ou 96 mil votos no segundo turno da eleição de 2018 em Gravataí, um “Evandro do Bolsonaro” na urna eletrônica.

– Tu não vai me f…, né?!? – brincou com a verdade o gravataiense, no início, no meio e no fim da entrevista, sabedor de que me refiro a seu chefe maior como deprimente da república.

Não, Evandro. A ideia do artigo era contar para teus fãs um pouco da tua história recente em Brasília. O lado da História já escolheste.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade