crise do coronavírus

Gravataí e Cachoeirinha: as novas regras para o comércio; 50 tons de bandeira cinza

Novas regras valem a partir deste sábado, dia 10 de abril

Em bandeira preta pela sétima semana, assim como todo Rio Grande do Sul, Gravataí e Cachoeirinha aderem a partir da zero hora deste sábado à flexibilização geral nos protocolos do Distanciamento Controlado pra supermercados, restaurantes, bares, academias, templos religiosos, parques, comércio não essencial e sistema de transporte coletivo, anunciada pelo governador nesta sexta. O efeito da Páscoa? Semana que vem Eduardo Leite, Luiz Zaffalon, Miki Breier e os prefeitos saberão.

A principal aliviada nos 50 tons de cinza da bandeira preta, que chega à sexta semana no Rio Grande do Sul, é a autorização para abertura do comércio não essencial aos finais de semana e a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes.

CLIQUE AQUI para acessar a todos os protocolos em gráficos detalhados.

Em live ‘Pilatos 2.1’, Leite compartilhou a responsabilidade ao dizer que “a redução no nível de restrições, demandado por entidades setoriais, prefeitos e deputados, só está sendo possível graças ao compromisso firmado com prefeitos para reforço na fiscalização”.

Gravataí precisará colocar nas ruas 140 fiscais e Cachoeirinha 65, ou um para cada 2 mil habitantes. A Para feitos de comparação, a Guarda Municipal gravataiense tem 238 agentes.

Para justificar o “melhor cenário epidemiológico” o governador usou a a queda de internação em leitos clínicos e de UTI no RS. Se no pico de 12 de março havia 6.229 internações, quase um mês depois, em 7 de abril, eram 3.624 internados.

Conforme o governador, os hospitais vêm observando, desde 15 de março, queda na ocupação de leitos de UTI Covid, decorrente do aumento no número de leitos (+236) e de uma lenta redução nos casos confirmados desde o dia 27 de março.

Ao fim, chama atenção nota publicada no site do Governo do Estado que informa que “o Comitê de Dados, que monitora diariamente os boletins de casos e de internações, ainda aguarda o decorrer da próxima semana para avaliar os efeitos do feriado de Páscoa”.

Alertei para isso ontem, quando apresentei nossa ‘ideologia dos números’ de abril em Lockdown deu certo: Araraquara tem 2 dias sem mortes, Gravataí tem 5 a cada 24 horas; O efeito Páscoa e a UTI só em hospital militar.

Entendo os danos do contágio econômico nos mais diversos setores, mas reputo ilógico já flexibilizar tanto antes de medir os impactos do primeiro feriadão após o colapso no sistema de saúde.

Não sou refém de uma ideia, mesmo que, como demonstro no artigo acima, o lockdown funcione e zere mortes. O que espero é que os indicadores não piorem; mas, antes da flexibilização, aguardaria para ver se o efeito da Páscoa não vai ressuscitar o colapso.

Como ficou, resta torcer que não estejamos frente a mais um abre-e-fecha, e a mais uma corrida para disponibilizar leitos ou atendimentos precários em cadeiras, porque, na prática, a estratégia dos governos brasileiros tem sido essa, de atacar mais consequências do que causas.

Como um Dr. Stockmann, de Um Inimigo do Povo, de Ibsen, não consigo compartilhar do pensamento de que se tivemos uma média diária de 6,5 vidas perdidas em março, e agora temos 5 a cada 24h, vamos abrir a bodega.

 

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

De segunda a sexta-feira

: Manutenção da restrição das atividades presenciais entre 20h e 5h

: Supermercados — não tem mais limitação de horário

: Bares e restaurantes — das 5h às 22h, com saída dos clientes até 23h

: Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)

: Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h

: Demais serviços — das 5h às 20h

 

Finais de semana

: Bares e restaurantes — das 5h às 15h, com saída dos clientes até 16h

: Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)

: Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h

: Demais serviços — das 5h às 20h

 

Novos protocolos

Feiras livres de comércio não essencial: estão liberadas as feiras de artesanato, como o Brique da Redenção, desde que com distanciamento de três metros entre as bancas e controle de acesso

Restaurantes: lotação de 25% da capacidade, com no máximo de cinco pessoas em cada mesa e exclusivamente para refeição. Happy hours estão proibidos, bem como música ao vivo. Deve haver dois metros entre as mesas e só clientes sentados.

Parques: lotação de 25% da capacidade, exclusivamente em locais abertos e com Selo Turismo Responsável. Segue obrigatório uso correto de máscara, distanciamento nas filas e higienização de mãos e superfície

Serviços de educação física: academias, piscinas, clubes e condomínios devem manter atividade individual, com no máximo uma pessoa para 16 metros quadrados de área. Grupos com no máximo duas pessoas para cada instrutor e cartaz informando lotação. É proibido compartilhar equipamentos simultaneamente. 

Esportes sem contato físico: quadras e condomínios têm autorização para jogos com no máximo quatro pessoas, sem contato e sem público. É exigido agendamento prévio, intervalo de 15 minutos entre jogos para higienização. Estão vedadas confraternização pós-jogo.

Transporte fretado: lotação de 75% dos assentos, com uso de máscara e ventilação.

Transporte coletivo: lotação de 60% do veículo, com uso de máscara e ventilação.

CLIQUE AQUI para acessar a todos os protocolos em gráficos detalhados.

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí e Cachoeirinha: vamos morrer rezando, indo a praia e mandando os filhos às aulas?

A polêmica da volta às aulas: Gravataí e Cachoeirinha odeiam professores?; Para alguns nas redes sociais parece

As aulas presenciais vão voltar em Gravataí e Cachoeirinha; Sorteio ‘Com K’, greve ’Com G’

Março de Gravataí teve 4 a cada 10 mortes de 1 ano de pandemia; Última vítima tinha 14 anos

A ’troca da Sexta Santa’: comércio pode abrir sábado em Gravataí; ’Que sirva de exemplo para negacionistas’: o prefeito vacinado e o Brasil Doente de Jayme Caetano Braun

6 meses para ’vacina municipal’: no conta gotas atual, 2 anos para imunizar Gravataí e Cachoeirinha

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade