A ideia surgiu durante reunião online entre o prefeito Luiz Zaffalon, o Zaffa, líderes empresariais e autoridades, no último dia 16, sobre medidas e ações que o município poderia adotar para contar o avanço do contágio pelo Covid na cidade. Mais especificamente, foi sugestão da juíza Valéria Wilhelm, da 1º Vara Criminal e diretora do Fórum de Gravataí:
– Minha proposta é uma campanha forte junto à população, ‘Gravataí unida pela vida’, em especial junto às crianças. Tipo um jingle para as crianças.
Em três dias, a Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM), por meio do Departamento de Comunicação, a partir do esboço de letra escrita pela própria juíza, produziu o jingle e o colocou na rua em quatro carros de som.
A campanha também terá desdobramento em um vídeo institucional para as redes sociais, com a participação de mais de 30 profissionais da área de saúde do município que atuam em todas as frentes, e em spot para rádio.
– Não existe fórmula mágica. Não temos culpados. A população também não é culpada. A população está mal-instruída. Por que não levantar a bandeira de Gravataí, explicando, sem punição – ponderou a magistrada.
A ideia foi logo acatada pelos demais participantes da reunião. Desse encontro saiu o entendimento de que somente um lockdown não resolveria o problema da proliferação da doença.
– Para conscientizar, é preciso informar, e a Dra. Valéria teve a sensibilidade de perceber que as crianças têm grande influência junto às famílias, por isso direcionamos nossa campanha de esclarecimento para esse viés – comentou o Zaffa, ao aprovar as peças de áudio na manhã desta sexta-feira, 19.
Logo em seguida, os quatro carros de som que passaram a circular pela cidade receberam o novo jingle.
Ouça o jingle
Também estiveram presentes à reunião da terça-feira, que definiu a nova estratégia de comunicação: o vice-prefeito Levi Melo; Samanta Soares, procuradora geral do município; Mari Leia Bastiani, chefe de gabinete; coronel Flávio Lopes, secretário municipal de Assuntos de Segurança Pública; Luiz Fernando Aquino, secretário adjunto de Governança e Comunicação Social; Alan Vieira, presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí; Janine Rosi, promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Cível de Gravataí; major Luis Neves, comandante do 17º BPM de Gravataí; e Deivti Dimitrios, presidente da OAB Gravataí.
LEIA TAMBÉM
Gravataí e Cachoeirinha: comércio que reabre segunda também tem culpa na COVID; Freud explica
6 meses para ’vacina municipal’: no conta gotas atual, 2 anos para imunizar Gravataí e Cachoeirinha