Saúde

CANOAS | Jairo Jorge inaugura UPA Dick Conter para casos não-covid; a notícia por trás do ato

Estrutura da antiga UPA Caçapava foi reformada e serve, agora, para o atendimento de casos não-covid em Canoas. Foto: Alisson Moura/ECom-PMC

Antiga UPA Caçapava foi reformada e vai atender pacientes de casos não-covid. Ao final da inauguração, secretário da Saúde falou sobre a pandemia

Essa é daquelas postagens que merece uma seqüência numerada.

 

1.

Desde o início da tarde desta quarta-feira, 17, a UPA Liberty Dick Conter está de portas abertas no Mathias Velho. Toda a estrutura por lá será dedicada exclusivamente a casos de pacientes adultos não relacionados à Covid-19. 

2.

Instalada no prédio da antiga UPA Caçapava, onde funcionava atualmente uma clínica de saúde da família, a unidade passa a contar agora com toda a estrutura necessária para atendimento de pacientes clínicos graves e intercorrências de urgência e emergência moderadas e leves – repetindo, não-Covid. A capacidade é de 350 a 360 atendimentos por dia. Essa é a terceira UPA da cidade.

 

 

3.

O espaço inclui salas de classificação de risco, de medicação (verde), de observação (amarela), de estabilização (vermelha) e de sutura, além de três consultórios clínicos, central de oxigênio e de ar comprimido, farmácia, banheiros e área de descontaminação. A gestão será feita pela direção do Hospital Universitário, responsável também pela UPA Rio Branco.

4.

A exemplo das outras duas UPAs, a Liberty Dick Conter recebeu um tanque de oxigênio para atender pacientes que precisam de suporte ventilatório. Ao todo, o serviço contará com uma equipe de 97 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, auxiliar de higienização, farmacêutico, técnico de Radiologia, controladores de acesso, auxiliar de nutrição, analista clínico e agente de atendimento. O investimento soma R$ 350 mil. Desse total, R$ 133 mil foram investidos na readequação da estrutura física e o restante em equipamentos, como respiradores e bombas de infusão. 

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Prefeitura faz nova compra de passagens e greve dos rodoviários é suspensa; vem aí mudanças no transporte

CANOAS | O que o mapa epidemiológico diz sobre o nosso comportamento: Gujuvuras merece um parabéns

 

5.

“Estamos ampliando a estrutura para que as pessoas possam receber um atendimento digno”, disse o prefeito Jairo Jorge durante o ato de inauguração. Ele destacou, ainda, que a escolha do nome é uma homenagem ao ex-prefeito de Canoas Liberty Dick Conter, falecido em 2016. “Foi um prefeito dedicado, que investiu na saúde e que tocou o coração dos canoenses”, lembrou. 

6.

Com a inauguração da nova UPA 24h, as estruturas provisórias de pronto atendimento montadas junto às UPAs Rio Branco e Boqueirão passam a atender casos sintomáticos respiratórios leves associados à Covid-19. A previsão inicial era de que essas estruturas fossem desativadas após a inauguração da UPA Dick Conter. Diante da alta demanda de pacientes e do agravamento da pandemia, porém, o governo decidiu manter os serviços funcionando. Em situações menos graves é possível também buscar as unidades básicas de saúde (UBSs). 

7.

Com a nova organização, as UPAs Rio Branco e Boqueirão receberão apenas pacientes sintomáticos respiratórios e casos graves de Covid-19. Para pacientes pediátricos sintomáticos de Covid, a orientação é para que a população procure a UPA Boqueirão ou o Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Universitário. 

8.

Cerca de 70% dos atendimentos de saúde em Canoas atualmente são de casos relacionados à Covid-19, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. “Abrir serviços de saúde neste momento é um desafio”, ponderou. 

9.

Ao final da inauguração, Maicon Lemos conversou com a imprensa. E deu números alarmantes. "Estão crescendo os casos de Covid-19 entre crianças, o que nos obriga a ampliar as estruturas de UTI pediátrica também", afirma. "Isso é uma realidade recente". Segundo ele, ao longo de todo o ano de 2020, 220 crianças foram diagnosticadas e tratadas com Covid-19 em 10 meses de pandemia; somente nos primeiros três meses de 2021, Canoas registrou mais 365 casos de menores com a doença. "A demanda aumentou bastante e exige muito, uma UTI pediátrica e neo-natal precisa de profissionais treinados, em maior número e com ainda mais atenção" resume o secretário.

10.

Canoas trabalha para ampliar o número de leitos de enfermaria e UTI. No entanto, essa estratégia está no limite. Seria a oportunidade para um lockdown? "Estamos alinhados às orientações do Estado", comenta o secretário Maicon. "Isso precisa ser definido em conjunto em toda a região. Se Canoas fizer isolado, não funciona", avalia. Essa é a primeira vez que um integrante do governo admite um 'fecha-tudo' para conter o avanço da Covid-19. 

11.

Um dos grandes problemas do atual momento de enfrentamento à pandemia é que as pessoas estão adoencendo mais, em maior número e maior velocidade. Além da saturação da capacidade hospitalar, há um maior número de óbitos. "Encontramos na região metropilitana a presença de 12 variantes do vírus em ação. Isso ajuda a explicar um pouco esse quadro", revela Maicon Lemos.

12.

No início da tarde desta quarta-feira, 17, a ocupação das UTIs/Covid em Canoas era de 111% e 56 pessoas aguardava por um leito de tratamento intesivo na cidade.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade