Em 24 horas, município abre 18 novos leitos para pacientes da Covid-19; agora são 147 e, em breve, 192
Primeiramente, não aglomere.
A rede hospitalar de Canoas ganhou o reforço de 18 novos leitos destinados à internação de pacientes de Covid-19. Desses, 14 leitos clínicos começaram a funcionar nesta quinta-feira, 4, no Hospital Nossa Senhora das Graças. São leitos de enfermaria, que ajudarão a retaguarda de UTI e desafogarão a ocupação das salas amarelas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde pacientes aguardam transferência.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Se não está apavorado, está mal informado: Lisca compreende melhor o problema do que nós
CANOAS | Presidente do Consepro de Canoas perde a luta contra a Covid-19
Na quarta, 3, quatro novos leitos de UTI Covid-19 já haviam sido abertos no Hospital Universitário de Canoas, ampliando o acesso à terapia intensiva na rede hospitalar do município. Com esse acréscimo, Canoas totaliza 65 novos leitos de UTI Covid-19 e 77 novos leitos de enfermaria dedicados à internação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrentes da infecção por coronavírus.
Trocando em miúdos, é como se Canoas tivesse construído um novo Hospital Universitário, mais do que dobrando a capacidade de atendimento aos pacientes com Covid-19 na estrutura pública de Saúde.
“Mesmo com o empenho do governo estadual, municipal e das equipes de saúde, a taxa de ocupação está se mantendo elevada. Clamamos para que as pessoas se cuidem, pois aqui não medimos esforços para cuidar de quem você ama”, ressalta a Dra. Kizi Costa Bianchi, médica da UTI Covid do HU.
No Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPS), houve a abertura de dez leitos, no domingo passado, 28, devido ao acionamento do Plano Emergencial de Contingência da instituição. Com isso, leitos normais de UTI foram transformados em Covid, diante da alta demanda por internações.
Atualmente, o município conta com 108 leitos de UTI Covid e 147 de Enfermaria, número que deverá aumentar nos próximos dias, com a inauguração de mais 45 leitos clínicos no Nossa Senhora das Graças. As obras foram visitadas na manhã desta quinta, 4, pelo prefeito Jairo Jorge (PSD) e pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde. A Prefeitura busca, ainda, a viabilização de mais leitos exclusivos para casos de coronavírus.
Números
UTI Covid (dezembro de 2020): 43 leitos
UTI Covid (março de 2021): 108 leitos (acréscimo de 65 leitos)
Enfermaria Covid (dezembro de 2020): 70 leitos
Enfermaria Covid (março de 2021): 147 leitos (acréscimo de 77 leitos)