saúde

A inteligência artificial chegou ao Hospital de Gravataí

Farmácia do HDJB passa usar sistema de inteligência artificial

A inteligência artificial é realidade em vários segmentos e na área da saúde não poderia ser diferente. O Hospital Dom João Becker passa a contar com uma ferramenta com essas características para a administração de medicamentos a seus pacientes. O NoHarm.ai é um software desenvolvido por uma empresa gaúcha, que mapeia a atuação da farmácia dos hospitais, alertando para duplicidades, interações medicamentosas, possíveis reações alérgicas e impactos nas funções renais e hepáticas dos pacientes. O robô chega ao HDJB para aumentar a segurança no tratamento e auxiliar médicos, farmacêuticos e profissionais da enfermagem.  

O NoHarm.ai atua por meio de dois algoritmos de automação para a triagem farmacêutica. O primeiro prioriza as prescrições mais críticas e o segundo indica potenciais erros de administração.

– O sistema alerta para possíveis indicações de medicamentos fora do padrão e sinaliza resultados dos exames fora dos valores de referência. O uso de tecnologia pode contribuir para a maior segurança e efetividade na cadeia medicamentosa, tanto para pacientes, quanto para profissionais e instituição – afirma a supervisora do serviço de Farmácia do HDJB, Arielen Dagostim.

Outro fator positivo é a otimização do tempo, favorecendo a administração do medicamento com maior rapidez. 

A ferramenta já é uma realidade na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e passa por implantação em outros hospitais do Rio Grande do Sul, bem como de Estados como Minas Gerais, Amazonas, Sergipe, Paraná e São Paulo.  

O sistema de inteligência artificial farmacêutica é mais uma novidade que a Santa Casa traz para a comunidade de Gravataí.

– A tecnologia está aí para ajudar na pronta recuperação de nossos pacientes, por isso devemos lançar mão dela. O Hospital Dom João Becker está investindo em várias frentes para trazer ainda mais qualidade no atendimento em saúde para Gravataí e região – afirma a gerente executiva do HDJB,  Louise Chagas.

Somente no mês de janeiro foram administradas mais de 117 mil unidades de medicamentos no hospital.  

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade