Crise do coronavírus

CANOAS | UPA Covid, novas UTIs e mais leitos: em live, JJ anuncia plano para evitar que Canoas seja a nova Manaus

Prefeito, vice e secretários anunciaram conjunto de medidas para enfrentar agravamento da pandemia em Canoas. Foto: Reprodução Facebook

Agravamento da ocupação hospitalar leva prefeitura a adotar novas medidas para enfrentar a pandemia

Em live, o prefeito Jairo Jorge (PSD) anunciou na noite desta sexta-feira, 19, um conjunto de medidas que ampliam a ação da cidade no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Entre elas, a retomada da UPA Caçapava, ao lado do Pronto Socorro no Mathias Velho, como uma UPA Covid. O plano é que lá seja atendidos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios para posterior encaminhamento aos hospitais, se necessário. "Também teremos ali um Centro de Testagem", explica o prefeito.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Bandeira preta de volta: sem utopia nem ufanismo, o que ainda nos separa do caos no Amazonas

CANOAS | A ’gandaia’ que Melo diz afeta leitos em Porto Alegre e afeta Canoas; março nem chegou ainda

 

O prefeito também anunciou a criação de mais 20 leitos de UTI/Covid no Hospital Nossa Senhora das Graças a partir das 19h de segunda-feira. Com estas, Canoas chega a 94 UTIs/Covid. Até o final do mês, o governo garante que finaliza a reforma de uma ala do Graças que vai permitir a instalação de 45 novos leitos de enfermaria – inicialmente dedicados à pacientes com Covid e egressos das UTIs que precisam permanecer internados. "Outros 30 leitos de enfermaria serão criados no Hospital Universitário na próxima semana", anunciou o prefeito.

"É um momento de crise estadual e nacional. Precisamos de leitos especializados para enfrentar esse novo momento e, para isso, estamos suspendendo as cirurgias eletivas", comunicou o secretário da Saúde, Maicon Lemos.

Prefeitura na Rua suspenso

O prefeito Jairo Jorge também suspendeu a edição deste sábado do Prefeitura na Rua que seria realizada no Guajuviras. "Nossa missão neste sábado será a vacinação dos idosos em sistema drive-thru no Parque Eduardo Gomes", disse.

O governo anunciou, ainda, que segue no sistema de cogestão no modelo de Distanciamento Controlado do Estado – o que permite a adoção de restições típicas da bandeira vermelha mesmo diante da bandeira preta imposta nesta sexta-feira pelo mapa preliminar do Estado. O governador Eduardo Leite (PSDB), no entanto, já disse em live que pretende conversar com os prefeitos nesta segunda-feira, 22, para pedir que a cogestão seja suspenda até nova avaliação dos índices de ocupação hospitalar. "Nossa ocupação está próxima do limite. Nunca tivemos tantas regiões e tanta população sob o regime da bandeira preta ao mesmo tempo", lembrou Leite.

Auxílio Emergencial

Felipe Martini, secretário de Enfrentamento à Pandemia, anunciou para o início de março o lançamento do Programa de Auxílio Emergencial Municipal para qualificar a renda dos canoenses mais atingidos pela pandemia. Detalhes do programa ainda serão divulgados, mas o plano do governo é garantir R$ 200 por mês para quem se enquadrar nos critérios do programa, com a obrigatoriedade de qualificação profissional durante o período.

Confira o resumo das medidas anunciadas na live:

1. A partir deste domingo, as unidades de Saúde Guajuviras, União dos Operários, no bairro Mathias Velho, antiga Niterói na Rua 1º de Maio e a antiga UPA do Idoso no bairro Rio Branco vão abrir as portas das 8h às 20h para atendimento e orientação dos moradores de cada quadrante da cidade;

2. A partir de segunda-feira, 22, serão abertos mais 20 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Graças. Com estes, a cidade chega a 94 unidades intensivas para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 – 51 criados de janeiro para cá.

3. Novos 30 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 serão criados no Hospital Universitário – 10 na segunda-feira, 22, e 20 na sexta-feira, 26

4. Até o final de fevereiro, estará pronta a reforma de uma ala do Hospital Nossa Senhora das Graças que vai oferecer mais 45 leitos de enfermaria para pacientes em tratamento de Covid e egressos das UTIs que ainda precisam de internação hospitalar.

5. Reabertura da UPA Caçapava, que fica ao lado do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no bairro Mathias Velho. Ali, vai funcionar a UPA Covid, com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da doença. Também vai funcionar ali um Centro de Testagem para rápido diagnóstico da doença.

6. Contratação de mais 50 técnicos de enfermagem para reforçar as equipes de vacinação. 56 profissionais de saúde entre médicos e pessoal de apoio já foram integrados ao serviço de saúde municipal para atuar nas novas UTIs abertas no HU há uma semana.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade