Muito se fala em qualidade de vida no trabalho, mas como definir e proporcionar isto ao seu colaborador?
Um dos indicadores para a qualidade de vida no ambiente corporativo é o quanto seu colaborador está se sentindo satisfeito e motivado no desempenho de suas atividades. Simplesmente o ditar de regras e horários torna o ambiente de trabalho pesado ao invés de prazeroso.
Existem várias práticas que podem ser adotadas para tornar o ambiente de trabalho mais leve, não só no espaço físico como também na forma de como enxergamos nossos colaboradores, mas aqui destaco apenas 3:
1.
Além de gostar do que faz, o colaborador precisa saber o que a empresa espera dele, qual o seu objetivo na empresa e se suas atividades estão contribuindo para o alcance dos objetivos da organização. É necessário fazer com que entendam o que é, e para que estão desempenhando tais atividades.
2.
A comunicação clara e objetiva é outro fator que auxilia no engajamento e comprometimento, aumentando o gosto pelo que se faz.
3.
Temos que buscar o desenvolvimento dos colaboradores, instigando-os a pensar em como podem desempenhar suas atividades da melhor forma, além de alimentarmos, o que muitas vezes encontramos somente nas crianças, o hábito de questionar. Não questionar as regras e hierarquias da empresa, como uma insubordinação, mas sim leva-los a pensar, a desenvolver o hábito de querer fazer e ser melhor.
Antigamente (e ainda acontece muito), para maioria das empresas, os profissionais que não questionam, e fazem apenas o que foi mandado, são tidos como os melhores de trabalhar, mas infelizmente este profissional logo vai se desmotivar, por fazer atividades de forma automática e engessada e se tornará pouco produtivo. Cabe nos questionarmos se queremos em nossas empresas funcionários eficientes ou colaboradores eficazes.
É preciso estimular o pensar dos colaboradores. Os que passam por esta experiência de estimulação ao pensar, avaliam de forma positiva a empresa, com a percepção de importância de suas atividades e dos benefícios que elas trarão não somente para a empresa, mas no seu crescimento profissional e pessoal, sentem-se valorizados.
Podemos e devemos fazer do ambiente de trabalho um gerador de ideias.
E o ambiente de trabalho de sua empresa fomenta a qualidade de vida ou é puramente burocrático?