eleições 2020

Marco Alba segue na Prefeitura; juíza não pôde assumir

Marco Alba sairia em férias para participar da campanha de rua de Luiz Zaffalon à Prefeitura de Gravataí

Marco Alba segue no comando da Prefeitura de Gravataí. A juíza Valéria Eugênia Neves Willhelm declinou de assumir o cargo. Revelei as articulações sexta em Marco Alba sai em férias para apoiar Zaffa e juíza deve assumir Prefeitura de Gravataí.

As conversas tinham começado dia 26. A juíza decidiu não assumir após recomendação da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por ser também a juíza eleitoral. Mesmo tendo enviado ofício à direção do Fórum, o prefeito seguiu trabalhando normalmente enquanto aguardava resposta. Após a negativa, foi revogada portaria 2.865, que concedia as férias.

Por analogia, conforme o artigo 80 da Constituição Federal (“em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal”) Valéria Eugênia, moradora da cidade e, como diretora do Fórum, chefe do Poder Judiciário local, restava na linha sucessória após cinco políticos com mandato optarem por não renunciar a candidaturas para assumir temporariamente a Prefeitura.

O vice-prefeito Áureo Tedesco, que já está em férias, e os integrantes da mesa diretora do legislativo – Neri Facin (presidente), Alex Tavares (vice), Airton Leal (primeiro secretário) e Demétrio Tafras (segundo secretário) – são candidatos a vereador e, conforme a lei eleitoral, se assumissem a Prefeitura ficariam inelegíveis.

Ao fim, Marco Alba segue com agenda de prefeito. Das 8h às 12h cumpre expediente interno e, no período da tarde, visita e fiscaliza obras em andamento em Gravataí.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade