política

Depois da 118, a 010 é nova ’rodovia da eterna promessa’

Projeto original da Rodovia do Progresso liga Porto Alegre - a partir da avenida Assis Brasil - com o município de Sapiranga passando por Cachoeirinha

O site do Governo do Estado informa hoje que, ainda neste mês, se inicia o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) necessário para a pavimentação da ERS-010, a chamada Rodovia do Progresso, que passa por Cachoeirinha. A expectativa é de que as obras da ‘rodovia da eterna promessa’ nos 42 quilômetros que ligam a capital a Novo Hamburgo sejam licitadas em 2021.

A ordem de início da análise, que inclui projeções sobre o volume de tráfego foi dada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes.

‘A rodovia da eterna promessa’ é a manchete que deu o jornalista Silvestre Silva Santos, na última reportagem produzida pelo Seguinte:, em novembro passado.

O traçado – pelo projeto original – da RS-010 parte da rótula da avenida Assis Brasil com a Freeway, cortando a várzea em direção a Cachoeirinha e cruzando sobre o Rio Gravataí cerca de 500 metros abaixo das atuais pontes que unem Cachoeirinha a Porto Alegre.

A estrada seguiria por parte da área do Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva (Cadop) e Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), atingindo em seguida as vilas limítrofes e, em paralelo à Estrada Ritter, cortaria o Distrito Industrial de Cachoeirinha até chegar à RS-118, nas imediações do terreno da antiga Souza Cruz.

A ligação continuaria a partir da RS-118 por Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

Em 2010, quando o projeto original da RS-010 foi entregue ao Estado, o custo estimado era de R$ 1,5 bilhão,  incluindo aí as vias de acesso e as desapropriações. O ex-secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, chegou a anunciar o final da obra num prazo de sete anos.

Em 2012 o então governador Taso Genro (PT) chegou a anunciar que até o final de outubro definiria o destino do projeto da Construtora Odebrecht para a RS-010. Se avançasse, o que não aconteceu, seria a primeira obra no modelo de parceria público-privada (PPP) do governo gaúcho.

A Odebrecht chegou a ser contratada para tocar a obra ainda no mandado da ex-governador Yeda Crusius (PSDB), depois das alterações propostas pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), que acrescentou cerca de 20 quilômetros de estrada ao projeto original.

O estudo de 2020 será elaborado pela empresa STE, escolhida por meio de processo licitatório, e terá custo aproximado de R$ 290 mil. A liberação dos recursos foi anunciada no começo da semana pelo governador Eduardo Leite, dentro do investimento de R$ 60 milhões para obras e projetos na malha rodoviária estadual.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o EVTEA é fundamental para a construção da Rodovia do Progresso:

– Esse documento estabelece os critérios para elaboração do projeto e define a escolha do melhor traçado, sendo o início da realização de um grande empreendimento, que é a pavimentação da ERS-010.

Faustino afirma, ainda, que o estudo deve ocorrer dentro de seis meses. Após esse período, será realizada a licitação para a escolha da empresa que irá executar a obra.

Ao fim, é a ‘rodovia da eterna promessa’. A nova. A outra é, ou foi a ERS-118, com 94% pronta conforme disse o governador Eduardo Leite na matéria de ontem Estado inaugura viaduto e mais 3,5 quilômetros da ERS-118.

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