a coluna do cardoso

O Selo Ambiental do Arroz e as águas do Rio Gravataí

As certificações de produtos ou serviços tem sido balizadores para a garantia de segurança aos consumidores. Lembramos das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Tecnicas (ABNT). 

Sempre com debates polêmicos, o uso da água na Bacia do Gravataí tem sido constante ao longo dos anos, ou pela qualidade ou pela quantidade. Se na década de 90 nossa população beirava as 700 mil pessoas, hoje em 2020 já estamos com 1.300.00 mil pessoas vivendo na Bacia do Rio Gravataí. 

Ou pelo consumo de água ou pelos resíduos gerados e lançados, o rio continua o mesmo, porém sendo poluído de maneira exponencial, pois os cuidados com a água não aconteceram na mesma proporção do aumento de sua população. 

A atividade agrícola desenvolvida na bacia hidrográfica da orizicultura exerce uma competição de uso, pela quantidade, no momento em que temos um grande consumo de água para a população urbana entre outubro a março de todos os anos. 

O selo ambiental proposto pelo IRGA para as propriedades produtora de arroz reforça a importância do uso do termo de sustentabilidade ambiental para esta importante atividade econômica.  

Mantermos a segurança hídrica para o equilíbrio entre todas as atividades desenvolvidas no território da Bacia Hidrográfica requer novas posturas para todos, sejam moradores da área urbana ou rural. 

Outros setores de usuários da água deverão se espelhar neste setor agrícola fazendo com que venhamos evoluir na auto-gestão evitando o controle externo dos órgãos de fiscalização do Estado. 

Esperamos que tenhamos 100% de adesão do selo ambiental pelos produtores rurais, fazendo assim um diferencial para esta produção de alimentos na Bacia Hidrográfica. 

Para ter informações sobre o Selo Ambiental, CLIQUE AQUI.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade