Siga a ‘ideologia dos números’ da COVID-19 neste domingo.
Os dados disponíveis ainda não refletem o eventual contágio durante compras no comércio aberto desde quarta, ou a partir de contatos e aglomerações das comemorações entre crianças, adultos e idosos. Um ‘Efeito Dia dos Pais’ só poderá ser medido nos próximos 14 dias.
Gravataí, que tem um Portal COVID-19 mais atualizado que o do Governo do Estado, registra na última atualização às 12h do domingo 1765 casos, com 941 recuperados (53.31%), 4551 testes feitos e 72 vidas perdidas. A incidência de contágio é de 594.3 a cada 100 mil habitantes.
Cachoeirinha segue nos dados de sexta: 1.470 casos, com 1.025 recuperados (69,73%), 5.030 testes feitos e 29 óbitos. A incidência de contágio é de 1.091.4/100 mil habitantes.
Porto Alegre aparece com dados de sábado: 9.945 casos, com 6.539 recuperados (65,7%) e 438 mortes. A incidência de contágio é de 670.3/100 mil.
O Rio Grande do Sul registra 83.991 casos, com 74.040 recuperados (88%) e 2.360 óbitos. A incidência de contágio é de 738.2/100.000.
No Brasil são 3.035.582 casos, com 2.418.160 recuperados (79.6%) e 101.136 vidas perdidas. 1.444.4/100 mil.
A Região Porto Alegre, a qual pertencem Gravataí e Cachoeirinha, e está na bandeira vermelha, de alto risco, tem neste domingo uma ocupação de 81.4% nas UTI. São 80.3 no SUS e 83.4 privados. Pacientes com COVID-19, ou sob suspeita, já são a maioria. Nesta noite 50.9. Para efeitos de comparação, em 1º de julho a taxa era de 9.1%.
A Capital bateu o terceiro recorde consecutivo. A taxa geral de ocupação das UTIs estava em 89,6% neste sábado.
Em Gravataí, conforme dados da Prefeitura atualizados às 12h, a UTI não-covid do Hospital Dom João Becker estava lotada, com 9 leitos ocupados. Na emergência, havia 30 pacientes divididos em 14 leitos de observação, macas ou poltronas.
Entre o Hospital de Campanha, o HDJB e o SUE 24h, das 10 UTIs covid com respiradores, 7 estavam ocupadas. Dos 10 leitos de observação covid, 7 estavam ocupados. Dos 12 leitos intermediários para pacientes covid que deixam a UTI, 11 estavam ocupados.
Ao fim, ruim são os recordes seguidos de lotação das UTIs na Capital, mas uma boa notícia é que no geral da Região Porto Alegre, a ocupação das UTIs caiu de 84% na sexta para 82% no sábado. Em Gravataí o Hospital de Campanha, que tinha as 10 UTIs lotadas na sexta, neste domingo ao meio dia tinha 3 vagas abertas.
Aguardemos nas duas próximas semanas o ‘Efeito Dia dos Pais’.
LEIA TAMBÉM
2 mil ’recuperados’ em Gravataí e Cachoeirinha; A boa e a má notícia
Aos 48 anos, mais uma vida perdida para COVID em Gravataí; já são 8 mortes em 7 dias
Homofóbico não é o Miki, é você; a bandeira rosa
Justiça suspende ’decreto do festerê’ em Cachoeirinha; Multa é de 50 mil por descumprimento
Miki faz retificação e limita horário para bares e festas; ’Decreto não obriga frequentar’
Miki cedeu; Cachoeirinha vai abrir até bares, boates e cinemas
Gravataí libera atividades não-essenciais; saiba o que muda no ’Distanciamento GreNal-Dia dos Pais’
Governador quer mais mãos para colorir o mapa da COVID; a lógica do ’Decreto-Pilatos
Gravataí território livre da cloroquina; é fria, prefeito!
Metade de Gravataí e Cachoeirinha tem doenças que potencializam a COVID 19; alerta aos covidiotas
Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense
O desabafo de um amigo por mais uma vítima da COVID 19 em Gravataí
Gravataiense ainda luta contra COVID 19; ’é uma doença de solidão’
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus