A Prefeitura de Gravataí informa, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), que as castrações eletivas no Canil Municipal estão suspensas, a pedido do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), para ajuda no combate ao coronavírus. A orientação técnica foi emitida pelo órgão na última sexta-feira, para todas as prefeituras gaúchas que possuem programa de controle populacional de animais.
Segundo a diretora do Canil Municipal, Márcia Becker, Gravataí realiza cerca de 300 castrações de cães por semana e 300 castrações de gatos mensalmente.
– Entendemos que este é um momento de união e de esforço de todos para juntos combatermos esta pandemia. Por isso, assim que recebemos o termo, tomamos as providências necessárias para que os procedimentos fossem suspensos.
Márcia explica, porém, que a castrações de fêmeas que tiveram cio recente e/ou tenham cruzado, serão mantidas. Além disso, as consultas que são realizadas de segunda a sexta-feira, pela manhã, também continuarão ocorrendo, “assim como cirurgias de maior complexidade como as de tumores, enucleação, hérnias, amputações, piometrias, entre outras”.
Conforme o documento emitido pelo CRMV-RS, o motivo da orientação técnica é para evitar o uso de medicamentos de sedação que podem ser necessários para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. O objetivo é manter os estoques regulados caso seja necessária a destinação desses remédios, que também são de uso humano, para municípios que estejam enfrentando dificuldades em adquirir os medicamentos do chamado “kit intubação”.
Caso a realização desses procedimentos seja imprescindível, o CRMV-RS sugere a adoção de protocolos alternativos de anestesia que não necessitem dos itens que formam o “kit intubação”. O documento enviado apresenta a lista de todos os medicamentos que fazem parte do kit e também orienta que, durante a suspensão de procedimentos de castração, as prefeituras sigam com seus programas de orientação para a importância desse procedimento e também da guarda responsável como forma controle da população de animais.