a coluna do silvio

Todo dia morre gente!

Enquanto estou montando as aulas para o próximo trimestre, leio essa infeliz frase: "Todo dia morre gente" dita por uma figura política de responsabilidade nacional. Todos os dias morrem em torno de 3600 pessoas no Brasil (de acordo com o relatório da Perspectiva Mundial da População das Nações Unidas). A morte faz parte da vida e dela nenhum de nós escapa, fato.

No entanto este número está sendo acrescido de mais 1000 mortes por dia, que estas não precisavam ter acontecido, e foram causadas pela falta de informação correta e pela disseminação de informações erradas, e assim como quem mata por dirigir embriagado deve ser responsabilizado pelo ato, estas pessoas estão matando mais de 1000 outras por conta de suas informações falsas.

Então não se trata de que "todo dia morre gente" ou "morre mais por tal doença que por Covid e ninguém fala nada". A isto dá-se o nome de "falácias", argumentos sem base para se sustentar e que recorre a tentativas de evadir ou culpar outra coisa para tirar a atenção, sair do foco e tentar se eximir da culpa.

Vejo gente dizendo que gostaria que todo esse povo que está andando na rua sem máscara ou com a máscara no queixo (que é basicamente a mesma coisa) morressem. É culpa dela mesmo?

Mais uma vez, como eu sempre digo, insisto e jogo palavras pro vento: a culpa de quase tudo de ruim que ocorre no nosso país é de um fundamento básico, o alicerce de tudo, sem o qual todo o resto desmorona como um castelo de carta:

A falta de uma educação de qualidade.

Estas pessoas andam, se movimentam, falam, mas não passam de marionetes na mão de seus manipuladores. Elas não foram ensinadas a pensar, mas a seguir, e não tem discernimento para entender o certo e o errado. Elas não são más por essência. O cão que morde a criança acaba sendo sacrificado, mas quem deveria ser, é quem ensinou o cão a atacar. Infelizmente isto não retira a responsabilidade de quem, por manipulação ou não, acaba cometendo estes crimes.

Agora imagine um cenário diferente, com uma educação da mais alta qualidade, onde todos entendessem o que é esta doença, o que causa, porque acontece, como evitar o contágio. "Ah Silvio, mas isto está sendo feito e as pessoas não dão bola" Não querido, agora não tem efeito, porque isto é o que deveria ser ensinado (de verdade) na base, para todos de forma consistente, atrativa, motivadora, mas nada disto ocorreu, não é verdade.

A educação é perigosa, fazer as pessoas pensar por conta própria vai dar a elas uma arma que não querem que tenham e perderiam sua massa de manobra. Deixemos assim e levemos um rancho pra ela que sai bem mais barato este voto. "Pelo menos ele me deu um rancho, os outros não me deram nada". Hoje, mais de 1000 pessoas vão perder a batalha, de uma guerra que não precisava estar sendo travada…

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade