As UTIs dos hospitais de referência para Gravataí estarão lotadas até domingo. O alerta foi feito prefeito Marco Alba em audiência na Câmara de Vereadores, nesta mesma quinta-feira em que o governador Eduardo Leite projetou que, com a curva ascendente de contágio, em 15 dias o Rio Grande do Sul pode entrar em lockdown.
A projeção do prefeito também leva em conta a lotação também da UTI do Hospital Dom João Becker, em Gravataí, além dos 20 leitos para COVID, 10 no hospital de campanha, 10 no HDJB, parte dos 39 disponibilizados na reestruturação do fluxo de atendimento da rede municipal, que transformou o Pronto Atendimento 24 Horas em um ‘segundo hospital’ de campanha, como tratei em artigos como Pronto Atendimento 24 Horas de Gravataí agora só atende COVID 19; UPA recebe outros pacientes.
– Infelizmente, até o fim desta semana todas as UTIs estarão ocupadas – lamentou o prefeito, que recebeu apenas 5 dos 20 respiradores solicitados ao Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Porto Alegre também divulgou relatório projetando que, mantida a velocidade atual de aumento nas internações pela COVID-19 em UTIs de Porto Alegre (onde estão dois dos hospitais referência para Gravataí, o Clínica e o Conceição), o teto máximo previsto de 383 leitos destinados a pacientes com coronavírus poderá se esgotar antes do final deste mês.
Conforme a projeção, o pior cenário ocorrerá entre 14 e 22 de julho.
Ao fim, antecipei isso em É hora de reabrir comércio em Gravataí e Cachoeirinha? Contágio cresce 300 por cento e há 17 mortes e, mais uma vez, fui chamado de ‘urubu da imprensa’, alarmista ou contra os comerciantes, como se fosse real um ‘nós contra eles’ de ‘CPFs contra CNPJs’. Como costumo dizer, não é torcida ou secação. São os fatos, aqueles chatos que atrapalham argumentos.
A pressão dos casos da COVID-19 na taxa de ocupação de UTIs na estação da superlotação, que começa com o inverno de julho, é demonstrada pelo crescimento de 9.1% de pacientes internados em maio, para 24.6% em junho. Para efeitos de comparação, o tempo médio de ocupação medido em Gravataí é de 21 dias.
Em outros artigos abordarei outras pautas – e polêmicas – da sabatina em que o prefeito apresentou um balanço do governo e respondeu perguntas dos 21 vereadores.
LEIA TAMBÉM
Morre terceira vítima da COVID 19 em asilo de Gravataí
Veja como comércio de Gravataí vai funcionar na bandeira vermelha
Veja como comércio de Cachoeirinha vai funcionar na bandeira vermelha
Conheça decreto que restringe acesso a praças e parques de Gravataí
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus