A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) adquiriu um drone, que será utilizado especialmente pelo setor de fiscalização. O objetivo do uso do equipamento será identificar possíveis infrações ambientais, como desmatamentos, descarte irregular de resíduos, bem como pelo setor biótico, em análises de manejo de vegetação.
– A principal demanda hoje é o descarte inadequado de resíduos da construção civil por tele-entulhos. Como é difícil pegar em flagrante, o drone vai facilitar. Outra demanda é desmatamentos em áreas rurais e possíveis loteamentos – explica o diretor-presidente do FMMA, Luiz Zaffalon.
– Como são empresas cientes das obrigações, sobra como alternativa a punição – alerta o fiscal ambiental da FMMA Tiago Joel Rieger, sobre a ocorrência de “muitas empresas de coleta e transporte de resíduos, especialmente da construção civil, com o descarte inadequado”.
Os drones, considerados inicialmente instrumento para missões militares, têm a cada dia mostrado mais funcionalidades. Atualmente, são excelentes para estudos ecológicos, sendo mais eficazes do que o método tradicional de patrulha por terra.
As vantagens são evidentes. Podem monitorar áreas fora do alcance e visão absolutamente mais ampla do habitat dos animais ou das áreas de preservação, o que torna o envio de informações mais completo. Outro aspecto importante percebido foi que a presença dos drones não causam perturbações nos animais ao sobrevoarem seu habitat durante os testes. Sendo importante não apenas para o bem-estar do animal, mas também para a exatidão das análises.
500 denúncias
O drone será utilizado sempre que se tiver alguma denúncia relacionada a desmatamento com difícil acesso, em áreas rurais e em operações para coibir o descarte inadequado de resíduos, além de outras demandas que surgirem e for pertinente o uso.
Atualmente, a FMMA atende em média, em torno de 500 denúncias por ano.
As denúncias podem ser realizadas na página da FMMA, que possui link no site da Prefeitura de Gravataí ou por meio dos telefones (51) 3191-5161ou 3191-5163.
A Ouvidora Municipal também está habilitada para receber os pedidos de averiguação.