Enquanto as crianças curtem o descanso nestas férias escolares, a Prefeitura de Gravataí trabalha firme na manutenção das escolas municipais. Ações são realizadas para oferecer um ambiente seguro e acolhedor para os alunos na volta às aulas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), todas as escolas municipais estão recebendo serviços para recuperação predial, desde o início do mês de janeiro, de acordo com a necessidade de cada unidade.
Além das demandas específicas, todas as escolas terão serviço de limpeza e reparos nas instalações elétrica e hidráulica. Os ajustes ficarão prontos antes do dia 17 de fevereiro, data de volta às aulas no município.
A secretária municipal de Educação interina Fernanda Fraga, ressaltou que o trabalho favorece tanto os alunos, quanto a comunidade em geral, já que a escola conta com projetos que buscam atrair as famílias do bairro.
– Temos uma preocupação muito grande com toda comunidade e a escola passar por esses reajustes é ótimo para oferecer um ambiente mais agradável para todos, principalmente nossos alunos. Estamos agora acompanhando de perto as obras de manutenção, reformas, bem como a definição do quadro de professores e funcionários, cuidando de todos os detalhes para começar o ano letivo com qualidade de infraestrutura e conforto para receber as crianças que acessarão as unidades escolares da nossa rede municipal.
As reformas
Uma das unidades de ensino que recebeu manutenção foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antonio Ramos da Rocha, no bairro Parque dos Anjos.
Toda unidade passou por ajustes, tanto na área interna como externa e a área do playground está recebendo adequações no piso.
A Emef São Marcos está promovendo a construção de muro, colocação de piso na quadra esportiva e reforma de uma sala de aula. Além disso, está sendo realizada pintura interna em nove salas de aula, quatro banheiros, cozinha, refeitório, depósito e corredor.
A Emef Santa Cruz, na Morungava, está passando por uma reforma completa. O refeitório, que era de madeira e não tinha ligação com a cozinha, agora está de acordo com os padrões da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa).
As paredes de gesso acartonado e cerâmica mais a troca do parquet por piso e uma ligação direta com o local no qual são preparadas as refeições, irá garantir um maior conforto e segurança para os alunos.
Rampas de acessibilidade, novas aberturas, troca do forro, da rede elétrica e pintura também estão sendo feitas no prédio. Assim como nas outras escolas municipais, a Emef Santa Cruz, receberá o cercamento com gradil de concreto.