coluna do silvestre

Que tal ‘navegar’ em plena praça pública? Em Cachoeirinha isso vai ser possível

Prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, na Praça do Ecoturismo Leonel de Moura Brizola - inaugurada dia 7 deste mês - que vai ser um dos espaços de lazer que terá internet grátis para a comunidade. FOTO | Guilherme Klamt

O programa Cachoeirinha Digital, que vai disponibilizar internet rápida, estável e segura para todos os prédios públicos, postos de Saúde e unidades de ensino, além das praças da cidade, já está sendo implantado no município.

Em relação às áreas de lazer, a instalação da rede de fibra óptica já começou e as 20 primeiras praças que terão serviço de monitoramento de segurança e wi-fi gratuito para a população já estão sendo preparadas. 

Conforme a secretária municipal de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, Aline Mello, o critério para a escolha dos locais levou em consideração principalmente duas questões. Uma, que as pessoas possam acessar o serviço o mais próximo possível da sua casa. E que sejam contempladas as praças com maior presença dos moradores.

De acordo com o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), levar internet gratuita e de qualidade à população, além de possibilitar acesso ao mundo digital para pessoas que não têm condições de pagar pelo serviço, proporciona maior segurança na utilização dos espaços públicos.

— Cachoeirinha caminha para ser a primeira cidade 100% digital, do estado. Temos certeza de que mais famílias virão para as praças fazendo delas locais de entretenimento, além da convivência social, prática esportiva, atividades lúdicas e de lazer — comentou o prefeito Miki.

 

IMPORTANTE

 

Para ter acesso ao serviço, de forma gratuita, será preciso fazer um cadastro através de um aplicativo para celular que será disponibilizado pela empresa.

 

As praças:

 

Praça Aluízio Resende – Rua Santa Teresinha, 161

Praça da Bíblia – Rua Peru, sem número

Praça Centro Social Urbano – Rua Maranhão, sem número

Praça Chico Mendes – Rua Manatá, 380

Praça Dr. Aury de Oliveira – Rua Brasil Aquino Pedroso, 313

Praça Getúlio Vargas – Avenida Coronel João Batista São da Silveira e Souza, 556

Praça Jairo M. Fontana – Avenida José Brambila

Praça Leonel de Moura – Rua Salinas, 95

Praça Leopoldo Herbert – Rua Holanda

Parcão – Rua Monteiro Lobato, sem número

Praça s/nome – Rua Viamão/Araçá

Praça do Ecoturismo Leonel de Moura Brizola – Avenida Beira Rio, 96

Praça s/nome – Rua Espírito Santo

Praça s/nome – Rua Azaleia

Praça Santa Luzia – Rua Piauí

Praça São Pedro – Rua São Pedro, 299

Praça Telmo Dorneles – Rua Adil Soares

Praça da Juventude – Rua Antônio Silveira Bento, 229

Praça Campo Estrela (PEC) – Rua Estrela, 50

 

PARA SABER

 

1

A rede de fibra óptica vai disponibilizar wi-fi gratuito e  possibilitar monitoramento de 20 praças, bem como em todas as escolas e unidades de Saúde de Cachoeirinha.

 

2

O contrato foi firmado com a empresa Smart Tecnologia em Comunicação Ltda e prevê instalação de câmeras na sede administrativa, complexo de serviços, escolas e unidades de Saúde.

 

3

O acesso às imagens será possível na sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC).  

 

4

Conforme o contrato, a rede de comunicação deve ser de alto desempenho e confiabilidade, capaz de suportar diversas tecnologias de voz, dados e vídeo, 100% em fibra óptica.

 

5

A estrutura deve servir às novas demandas que podem exigir troca de informações em tempo real como telemedicina, videoconferência, teleaulas, televigilância e outras aplicações em benefício da educação, da saúde e da eficiência administrativa.

 

6

O contrato tem valor mensal de R$ 113 mil e, segundo o sócio-diretor da empresa, Ricardo Giovanella Neto, o sistema deve estar totalmente implantado em três meses, ou seja, março que vem.

 

Outros benefícios

 

: Centralizar e otimizar recursos como ligações telefônicas internas e externas, acesso de servidores ao banco de dados, correio eletrônico, autenticação de usuários e acesso à internet e intranet permitindo à prefeitura controle com eficiência do gasto e uso de recursos administrativos e operacionais.

 

: Possibilidade de implantação, pelo município, de gestão inovadora na área da saúde com soluções de alta confiabilidade e complexidade possibilitando concretizar parecerias com centros renomados em tecnologias avançadas ou hospitais universitários, para ações de telesaúde e telemedicina.

 

: De qualquer lugar com acesso à internet será possível realizar diversos serviços como eletrocardiogramas, permitindo laudos remotos (ou segunda opinião médica), consultas, cadastro de usuários, entre outras modalidades de gestão centralizada na operacionalização de processos para o atendimento da população.

 

: Nas instituições de ensino públicas municipais a inclusão digital e tecnológica possibilitará à comunidade escolar o acesso às novas tecnologias de informação fornecendo maior vigor aos trabalhos escolares e auxílio aos educadores nas atividades em aula. Viabilizará também, o ensino à distância e biblioteca on-line.

 

: Facilidade ao acesso via telefonia IP entre as localidades municipais interligadas, diminuídos custos de tarifas com a operadora telefônica (prevendo redução de no mínimo 30%) e controle eficiente de ligações através de relatórios periódicos individuais e setoriais, garantindo qualidade e disponibilidade do serviço.

 

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade