proteção animal

Dezembro é o mês do abandono de cães e gatos

Mais de mil animais abrigados pelo Canil de Gravataí já foram doados

Dezembro é a época onde as pessoas se reúnem para celebrar, rir e compartilhar bons momentos. É, também, o período no qual todos se tornam mais solidários e dispostos a fazer o bem. Mesmo assim, é o momento onde ocorre um aumento significativo no abandono de animais. Em Gravataí, essa estatística sobe 60 por cento durante o Natal, Ano Novo e férias de verão.

Para combater essa prática, a Prefeitura do município criou leis que punem esse tipo de crime. As leis nº 3266/2012 e 3488/2014 dispõe sobre a Política de Proteção aos Animais e atividades relacionadas ao abandono e maus-tratos aos animais.

Comprados ou adotados os animais são peça chave para um ambiente mais agradável e divertido. Atualmente são utilizados inclusive como um auxílio no tratamento de pacientes com depressão, ansiedade e outras doenças, a Terapia Assistida por Animais.

O abandono, além de ser um ato de covardia, é um problema de saúde pública. Quando na rua, eles acabam se envolvendo em brigas e cresce a incidência de bicheiras e atropelamentos.

Além do abandono, os animais também sofrem com outros tipos de maus-tratos durante a temporada de férias. Muitos donos viajam nesse período e deixam seus bichos de estimação acorrentados, vulneráveis. Por não conseguirem se movimentar com liberdade, a maioria acaba com lacerações e outras feridas em seu corpo. Em casos extremos, os animais são deixados sem comida e acabam morrendo por negligência dos donos.

Previsto nas leis, a punição para quem comete esses crimes vai desde uma multa até o registro de um Termo Circunstanciado (TC). Que é um documento para crimes de menor potencial ofensivo, que tenham a pena máxima em até dois anos de cerceamento de liberdade ou multa.

A diretora do Canil Municipal de Gravataí, Márcia Becker, alerta para a crueldade praticada numa época que o amor e a solidariedade são exaltados.

– As pessoas vão para suas férias, feriados e festas e deixam os animais nas ruas e estradas. Muitos são deixados sozinhos em casa ou com pessoas irresponsáveis, que acabam não cuidando da maneira correta. Animais são vidas, não são objetos. Sentem frio, calor, fome e sede. Eles nos amam de forma incondicional e tem uma necessidade de cuidados comparada a uma criança. Não abandone quem jamais te abandonaria – alerta.

 

LEIA TAMBÉM

Canil de Gravataí é 1000!

COM VÍDEO | Márcia Becker e seus 115 filhotes

 

Assista o vídeo com Márcia Becker

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade