As licenças já estão prontas e só falta a data do anúncio oficial, a ser feito muito provavelmente (99,99% de certeza) pelo prefeito Marco Alba (MDB), da chegada à cidade de uma gigante do comercio on line no Brasil, a Mercado Livre.
A empresa vai instalar em Gravataí um centro de distribuição, com o objetivo de agilizar a entrega dos produtos adquiridos via portal na internet e dentro do plano de expansão, que quer aumentar o faturamento já em 2020 em pelo menos 50%.
A informação foi publicada no fim de semana pela jornalista Geane Guerra (gauchazha.clicrbs.com.br) em sua coluna Acerto de Contas, e confirmada agorinha há pouco pelo secretário da Fazenda de Gravataí, Davi Severgnini.
Pelo que ele me contou, os primeiros contatos, pedidos de consultas e encaminhamento de procedimentos para obtenção das licenças de operação na prefeitura de Gravataí foram realizados a partir de agosto passado.
— Isso sugere que a operação pode, sim, começar neste ano. Assim esperamos — disse o secretário através de mensagens de texto que trocamos no whatsapp.
Servergnini também contou que o governo não fez grandes concessões para atração do centro de distribuição para o município. O Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) já é uma concessão de que goza o centro onde vai ocorrer a instalação.
O local
Aliás, o CD do Mercado Livre deve funcionar em um ponto estratégico de Gravataí, ocupando mais de 50 mil metros quadrados de galpões da Global Logistic Properties, popularmente chamado de GLP, no quilômetro 11 da RS-118. Atrás do posto da Polícia Rodoviária da Brigada Militar.
No local, segundo lembrou para o colunista, também há pouco, o diretor-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), Luiz Zaffalon, já funcionam outros importantes CDs, ou centros de distribuição.
Entre as empresas que ocupam galpões da GLP estão as Lojas Lebes e a Ford do Brasil, que distribuem de Gravataí para seus correspondentes do Sul do Brasil, mas principalmente para o Rio Grande do Sul.
E desde o começo do ano passado a YAPP Automotive Systems também está no endereço. A chinesa fabrica tanques para os carros montados no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag) pela General Motors (GM). Leia-se, Onix, Prisma e – agora – Onix Plus.
PARA SABER
1
O Mercado Livre (em português) ou Mercado Libre (em espanhol) é uma empresa argentina de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da internet.
2
Opera em 19 países, tem cerca de 4 mil funcionários e é o site de e-commerce mais popular da América Latina em número de visitantes.
3
A empresa mantém operações, além do Brasil, na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Peru, Uruguai e Venezuela.
4
Até 2016 – últimos dados tonados públicos –, o Mercado Livre contava com 174,2 milhões de usuários na América Latina. A movimentação financeira (faturamento) não foi divulgada.