Imagine a cena: você chega em um restaurante e um pequeno robozinho leva seu pedido até a mesa. Lançado durante a Feira Agro Rural e Turística de Gravataí (Fearg), promovida pela Prefeitura entre quinta e domingo, esta é apenas uma das inovações que devem começar a circular na cidade muito em breve, proporcionando mais agilidade e rapidez principalmente nos horários de maior movimento dos estabelecimentos.
O prefeito Marco Alba e o secretário de Agricultura e Abastecimento Denner Gelinger fizeram questão de conhecer a novidade de perto.
Silvia Costa, gravataiense participante da Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí (AGTI), apresentou no Stand de Tecnologia e Inovações da Fearg o protótipo do robô. A iniciativa é resultado do seu Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Ciências de Dados, da sua pós-graduação na Universidade do Vele do Rio dos Sinos (Unisinos).
– O robô garçom leva e recolhe pratos das mesas dos clientes de um restaurante. A máquina reconhece os pratos brancos sobre a mesa e assim consegue definir se é preciso retirá-los após uso. Utilizando leitura QR Code, o robô realiza a entrega dos pedidos até a mesa destino – explica Silvia.
Em teste na Ulbra Gravataí
Desde terça-feira o robô estará em teste no restaurante da Ulbra Gravataí. De acordo com a mentora, o robô no lugar de um garçom, por exemplo, fará com que o serviço seja mais ágil e vai liberar este profissional para uma qualificação que, muitas vezes, será benéfica para o próprio restaurante.
– Ele não substituirá o ser humano, mas o ajudará a melhorar, e todos ganham no final das contas.
Ela ressalta ainda que isso não quer dizer que a comida chegará à mesa do cliente tão rápido quanto o preparo, já que depende do ritmo de trabalho de todo o restaurante. Mas isso vai permitir uma entrega mais ágil na cozinha e no salão do estabelecimento.