Há dez dias, Alan Vieira foi lançado como pré-candidato a prefeito de Gravataí, em Gramado, por Norton Soares, presidente da juventude do MDB, que comandava o Encontro de Inverno da Juventude, na Serra.
Ao agradecer a indicação, o vereador bateu foto ao lado do ex-governador José Ivo Sartori, cuja campanha coordenou em Gravataí em 2014 e 2018.
Dois meses antes, o também vereador em segundo mandato Clebes ‘Bolsonaro da Aldeia’ Mendes, foi lançado pré-candidato a Prefeitura pela juventude municipal, comandada por André Santos, no fórum partidário sucessor de Alan, que aos 31 anos, pelo menos metade deles na militância política, já começa a ganhar fios brancos no cabelo.
Uma semana antes de Clebes, a secretária de Educação Sônia Oliveira tinha sido lançada pré-candidata pelas mulheres do MDB.
Discreto e ainda anônimo, o ‘fogo amigo’ fagulha no partido, o que é natural quando há nas fileiras da sucessão outros nomes de grife como o ‘ficha 1’, ex-deputado federal Jones Martins; o vereador mais votado Paulinho da Farmácia; o ‘camerlengo da sé vacante’ Nadir Rocha, prefeito interino por duas vezes e presidente do legislativo por quatro gestões; além dos secretários Luiz Zaffalon e Alison Silva.
O político que informou o Seguinte: sobre o lançamento de Alan (este jornalista não sabia, por isso escusas pelo atraso em divulgar a notícia), e não foi o próprio candidato, acredito que não por entrave ideológico ou intenção de barganha, brincou:
– Esperemos agora quem será lançado pelos núcleos da terceira idade, dos negros, da diversidade…
Legal para o prefeito Marco Alba que a quantidade e qualidade de candidatos dentro do MDB evidencia um bom governo, ou, do contrário, pelo menos os vereadores, não arriscariam uma aventura tendo prováveis reeleições garantidas em 2020.
LEIA TAMBÉM