coluna da sônia

Diário de Bordo – Estados Unidos – 1º dia

As Painted Ladies, série de casas construídas em estilo Rainha Anna, na Alamo Square

Combinei com o Silvestre Silva Santos, do site Seguinte:, que, a exemplo do que fiz, em 2017, em uma viagem sonhada, que teve, como destino principal, Praga, e, em 2018, quando fui ao Equador,  visitar meus filhos,  farei, nos próximos 12 dias, aqui nos Estados Unidos, um diário de viagem para ser publicado em minha coluna, que está abandonada há alguns meses por falta de tempo.

Esta será mais uma viagem do tipo reunião de família. Desde que meu filho saiu do Brasil, há cinco anos, e as gurias, há três, temos tratado de nos encontrar ao menos uma vez ao ano, por aí, neste mundão que está cada vez mais a nosso alcance.

Assim que, na segunda-feira pela manhã, viajei para o Panamá, onde encontrei a Carlinha e minha amiga Tuca, que voaram de Quito até lá, e, juntas, chegamos a San Francisco, onde a Nanda, que também vive no Equador, estava nos esperando com o Bruno, que está morando a duas horas daqui.

Falando sério, nunca esteve em meus planos conhecer os Estados Unidos. Ocorre que sou de uma geração em que um jovem ser de direita era considerado uma anomalia genética, e sempre foi grande minha rejeição à política exterior do governo norte-americano e ao “american way of life”, de modo que este destino nunca foi cogitado por mim nas várias ocasiões em que viajei ao exterior nas últimas quatro décadas.

Mas agora o Bruno está vivendo aqui e, assim que as gurias me propuseram que viéssemos visitá-lo, porque ele estava impedido de nos encontrar em qualquer outro lugar, este ano, em função do trabalho, comecei a arrumar a mala.

Do aeroporto, viemos direto para o hotel, onde ele ficará conosco até segunda, quando seguiremos para Chicago, e, como já eram duas da manhã, depois de colocar as conversas em dia, fomos dormir.

Hoje, começamos a manhã em uma cafeteria, pois, além de caro para os padrões brasileiros, o hotel não oferece café. E dali, seguimos com a caminhonete do Bruno em um tour pela cidade que só acabou depois do jantar.

San Francisco, a quarta mais populosa cidade dos Estados Unidos, está localizada em uma península cercada pelo Oceano Pacífico e por uma baía. É uma cidade lindíssima, totalmente arborizada, cheia de colinas e com parques muito bem cuidados.

Depois de pegar um baita congestionamento, circulamos por bairros residenciais elegantes – que me pareceram muito tristes, porque praticamente não têm comércio e não se vê quase ninguém caminhando pelas ruas, pois aqui todo mundo anda de carro – pela Montgomery Ave, onde estão as lojas mais luxuosas da cidade, e pela Market Street, seu coração financeiro.

Na Alamo Square (foto acima), vimos as “painted ladies” – uma série de casas construídas em estilo Rainha Anna, que chamam atenção pelo excesso de detalhes e por suas cores em tom pastel, que os americanos chamam de “ice cream colors”, que se tornaram famosas por terem servido de locação a dezenas de filmes -, além da série de tevê Três é demais.

E fomos, também, ao Dolores Park e ao Palácio das Belas Artes, inaugurado em 1915, para abrigar a Exposição Panamá-Pacífico, e na Lombard Street, localizada na ladeira mais íngreme da cidade, que ganhou projeto em zigue-zague para tornar a descida dos carros mais segura.

Além disto, vimos a Bay Bridge e a Ilha de Alcatraz, onde se localizava a prisão de segurança máxima de mesmo nome, de onde três prisioneiros escapuliram em 1962, o que deu origem ao filme Alcatraz: fuga Impossível.

Mas o que realmente me encanta, quando viajo, é circular por mercados, redutos boêmios e outros locais onde pulsa a vida das cidades.  Assim que, depois de conhecer o Embarcadero Farmer’s Market, instalado em um dos armazéns do antigo porto de San Francisco, almoçamos no Fisherman's Wharf, a área turística mais movimentada da cidade e, mais tarde, jantamos comida mexicana no Mission District..

Algumas constatações do dia:

Há muitos sem-teto em San Francisco, que dormem em carros velhos, cujo estacionamento é tolerado pelo governo em alguns bairros da cidade, ou em barracas montadas sob viadutos.

A alimentação é bastante cara por aqui, assim como o estacionamento. Em compensação, a gasolina é bem mais barata do que no Brasil.

Atualmente, é verão na Califórnia, mas as lufadas de vento me fazem estar todo o tempo vestindo e tirando o casaco.

Não vi uma casa com grades até agora.

Eu devia ter trazido um adaptador de tomada de energia elétrica.

Nas fotos:

: Alamo Square Park e as Painted Ladies

: Palácio das Belas Artes

: Outro ângulo do Palácio das Belas Artes

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter