duplicação

Retomada da 118 vai demorar mais do que Costella quer

Obras de arte, como viaduto da estrada Itacolomi, em Gravataí, na maioria já foram executadas. Trecho mais atrasado é dos primeiros cinco quilômetros em Sapucaia do Sul

— Eu também estava me beliscando para saber se é verdade. Pois bem, é verdade sim, e o sonho de mais de duas décadas, ou pelo menos isso, está prestes a se tornar realidade com a retomada das obras de duplicação anunciadas e determinadas pelo governador do estado.

A declaração foi dada pelo secretário de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul, Juvir Costella para o programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha nesta terça-feira (18/6), acrescentando que o início e o reinício das obras em várias estradas gaúchas e especialmente da duplicação da RS-118 são urgentes, prioritários e imediatos.

— Vamos trabalhar para que a obra esteja concluída até o final do ano que vem, o que é um prazo bastante razoável — destacou Costella.

O desejo do secretário Costella, de retomada imediata das obras, entretanto, não deve se confirmar. Pelo menos é o que anunciou a construtora Sultepa, contemplada com o maior volume de obras – dois trechos – da RS-118. O recurso é suficiente para finalizar os 21,5 quilômetros entre a BR-116 (Sapucaia do Sul) e BR-290 (Freeway), em Gravataí, garante o secretário, e a verba já está liberada pela Secretaria da Fazenda.

— Com esse dinheiro, conseguiremos fazer com que as empresas retomem as obras e não paralisem antes da conclusão — falou o secretário de Logística e Transporte do estado.

Costella disse entender que as empreiteiras responsáveis pelas obras na RS-118 necessitam de alguns dias para remobilizar suas equipes de funcionários, transportar maquinário e até, para algumas situações, apresentar documentação. Mesmo assim, alimenta a expectativa de que os trabalhos já possam começar nesta semana ou, no máximo, no começo da semana que vem.

— Tem um feriado aí (nesta quinta, 20, dia de Corpus Christi) e isso pode atrasar. Mas nada que comprometa nossos planos de fazer a obra andar rapidamente a partir de agora.

 

A dívida

 

O governo deve às empreiteiras contratadas para a duplicação da RS-118 o valor de aproximadamente R$ 12 milhões, sendo um terço disso, cerca de R$ 4 milhões, referentes a serviços já realizados e não pagos. Os R$ 8 milhões restantes são referentes a obras também já realizadas mas que dependem de termos aditivos para serem quitadas pelo governo.

A construtora Sultepa, que tem a receber aproximadamente R$ 1,5 milhão, e dois trechos da duplicação, está se organizando para retomar os serviços a pleno, mas somente a partir de 1° de julho de acordo com o site gauchazh.com.br. A empresa é responsável pela duplicação de 16 quilômetros e a possibilidade é de a construtora entregar sua parte ainda neste ano.

Os demais cinco quilômetros – em Sapucaia – são responsabilidade da construtora Toniolo, Busnello e a obra também está paralisada. Só a Toniolo tem a receber em torno de R$ 5 milhões, só que a empresa apresentou recentemente pedido de recuperação judicial, honrando seus compromissos desde que os pagamentos sejam feitos.

Já a construtora Sogel é a responsável pela construção de um viaduto sobre a linha do Trensurb, em Sapucaia do Sul. A empresa aguarda que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) prorrogue o contrato da obra que, atualmente, está vencido. A obra de construção do viaduto está suspensa, segundo consta por falta de material já que a empresa não recebeu todos os valores acertados com o estado.

 

PARA SABER

 

1

O governador Eduardo Leite anunciou segunda-feira (17/6) à tarde a destinação de R$ 301,4 milhões para obras de melhoria e conclusão de obras já iniciadas em estradas de todas as regiões do Estado.

 

2

O maior investimento, de R$ 131 milhões, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é para conclusão até o final de 2020 de uma obra "prioritária" para o estado: a duplicação da ERS-118.

 

3

Até agora foram investidos mais de R$ 200 milhões na duplicação da rodovia e cerca de 70% das obras estão prontas. São 21,5 quilômetros, entre o entroncamento da RS-118 com a BR-116, em Sapucaia do Sul, até a BR-290 (Freeway), em Gravataí.

 

4

A duplicação da rodovia iniciou em 2002 e desde então o cronograma sofreu várias mudanças por diferentes razões, desde rescisão de contrato com as empresas responsáveis até atrasos no pagamento das empreiteiras ou fornecimento de material.

 

5

A estrada é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e a mobilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Por isso foi selecionada pela equipe do governo para receber o aporte do banco.

 

O que ele disse

 

— Agora, depois de assistirmos muitas reclamações das condições das nossas estradas, vamos priorizar essa área tão sensível e ao mesmo tempo tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado.

Eduardo Leite
Governador do Rio Grande do Sul

 

Obras concluídas

– Duplicação e recuperação da pista antiga entre os quilômetros 5 e 8 e entre os quilômetros 9,1 e 11,6, em Gravataí
– 10,5 quilômetros de pista nova construída e entregue
– Viaduto da estrada Ritter, em Cachoeirinha
– Viaduto da estrada Itacolomi, em Gravataí
– Elevação do viaduto sobre a RS-020, em Gravataí
– Elevada sobre o poliduto da Transpetro, em Sapucaia

 

Obras pendentes 

– Duplicação do lote 1, do quilômetro 11 ao 21
– Duplicação do lote 2, do quilômetro 5 ao 11
– Duplicação da lote 3, do quilômetro 0 ao 5
– Viaduto sobre a linha do Trensurb, em Sapucaia do Sul
– Construção de viaduto sobre a avenida Theodomiro Porto da Fonseca, em Sapucaia do Sul
– Pontes do Arroio Sapucaia, divisa entre Cachoeirinha e Sapucaia do Sul
– Sinalização da nova pista em toda sua extensão

 

DINHERAMA

 

Desde que a obra efetivamente iniciou, no ano de 2007, quem mais destinou recursos para a duplicação da RS-118 foi o ex-governador José Ivo Sartori.

 

YEDA CRUSIUS (PSDB) –2007 a 2010

2007R$ 720 mil

2008R$ 2,8 milhões

2009R$ 3 milhões

2010R$ 4,7 milhões

TOTAL – R$ 11,2 milhões

 

TARSO GENRO (PT) –2011 a 2014

2011 R$ 10,2 milhões

2012 R$ 27,4 milhões

2013R$ 9,6 milhões

2014R$ 23,6 milhões

TOTAL – R$ 70,8 milhões

 

JOSÉ IVO SARTORI (PMDB) –2015 a 2018

2015 – R$ 3 milhões

2016 – R$ 11,5 milhões

2017 – R$ 37,5 milhões

2018 – R$ 89 milhões

TOTAL – R$ 141 milhões

 

EDUARDO LEITE (PSDB) –2019 a 2022

2019R$ 131 milhões

TOTAL – R$ 131 milhões (a serem confirmados)

 

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