O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Gravataí, é a mais nova entidade integrante do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Gravatahy. Uma reunião entre o presidente do comitê, Sérgio Cardoso, e o diretor-geral do campus, Marco Antônio da Silva Vaz, oficializou a aproximação da instituição que reúne, atualmente, 251 estudantes, ao colegiado que tem como missão as definições das políticas públicas para os recursos hídricos no presente e no futuro.
– Temos como um dos propósitos do IFSul a aproximação com as comunidades locais, e buscando ocupar um papel importante em ações que resultem em desenvolvimento social e econômico sustentáveis. As políticas públicas para os recursos hídricos são fundamentais para o futuro da humanidade. Nada mais adequado que trazermos educação, ciência e tecnologia para este colegiado com potencial de transformação social – resume Vaz.
Segundo ele, a intenção inicial do IFSul, aproximando a sua comunidade escolar do Comitê, e também aproximando o Comitê da sua realidade acadêmica, é articular ações de educação ambiental envolvendo estudantes e a comunidade.
– E isso certamente resultará em ações de extensão e pesquisa aqui dentro – avalia o diretor-geral do campus.
– Termos a academia e cada vez mais entidades preocupadas com a educação e a pesquisa dentro do Comitê é um dos nossos objetivos para os próximos anos. É essencial que toda a nossa discussão esteja sempre baseada na ciência, como um espaço de troca de experiências e conhecimento sobre a sustentabilidade na nossa região – afirma o presidente do Comitê, Sérgio Cardoso.
O campus de Gravataí é o segundo a fazer parte do Comitê Gravatahy. O IFRS, de Viamão, é um dos participantes, inclusive, da atual diretoria do colegiado.
Em Gravataí, o instituto encontra-se em fase de expansão. Oferece curso técnico integrado de Informática para Internet, com ingresso anual destinado a concluintes do Ensino Fundamental, e um curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com ingresso semestral para concluintes do Ensino Médio.
O IFSul, campus Gravataí, recebe ainda aulas em EAD como polo associado da Universidade Aberta do Brasil, que permite o acesso a cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior, como Unipampa, UFRGD e o próprio IFSul.
LEIA TAMBÉM
’Privatização da Corsan’: Comitês de Bacia denunciam irregularidades e ameaça de falta água