Foi em meio à enchente histórica de maio do ano passado que o governador Eduardo Leite ligou para o prefeito Luiz Zaffalon trazendo uma notícia guardada a sete chaves: o Instituto de Tecnologia e Computação (Itec), projeto filantrópico de R$ 400 milhões, seria construído em Gravataí e não mais no bairro Anchieta, em Porto Alegre, área atingida pelas águas. Desde então, Zaffa passou a trabalhar em reuniões discretas com empresários e donos de terrenos para viabilizar o empreendimento, que será único no Brasil e na América Latina: a ‘Caltech’ brasileira –– e gravataiense.
– Há mais de um ano que trabalho esse assunto sem poder contar pra ninguém. Ufa! Finalmente saiu a notícia – comemorou o prefeito, em entrevista ao Seguinte:, após confirmar oficialmente a chegada do instituto, revelada nacionalmente pelo Valor Econômico e, no Rio Grande do Sul, por Giane Guerra, em GZH.
– Fiz várias reuniões secretas com os proprietários da área, para que se viabilizasse. Montei time especial de secretários para não perder nenhum prazo. O cronograma já previa aulas com a primeira turma em março de 27 – conta Zaffa.
O Itec será uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos voltada à formação de cientistas da computação. O investimento, estimado em R$ 400 milhões ao longo de dez anos, virá de empresários ligados ao setor de tecnologia e de fundações privadas. Entre os idealizadores estão o gaúcho Cristiano Franco, fundador da Poatek, além de Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, fundadores do Terra. Também apoiam a iniciativa a Fundação Behring e a Telles Foundation.
O campus ficará em uma área de 20 hectares no Prado Bairro Cidade, às margens da freeway, em terreno doado pelos empresários Carlos Gerdau Johannpeter, Fernando Estima e pela família Pavei.

Cérebros que moram no campus
O instituto oferecerá graduação em Ciência da Computação em tempo integral, com modelo imersivo. Os estudantes deverão morar no campus, que terá prédios de aulas e de moradia. A experiência é inspirada em universidades como Caltech, Carnegie Mellon e Harvey Mudd College.
O currículo foi desenhado por Giselle Reis, especialista em lógica computacional e líder do programa de Ciência da Computação da Carnegie Mellon University no Qatar. O conselho acadêmico terá nomes como a canadense Maria Klawe, ex-presidente da Harvey Mudd College e ex-conselheira da Microsoft, e o gaúcho Luis Lamb, ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia.


Bolsas, seleção e estudantes gravataienses de alto de desempenho
A proposta é dedicar 70% do orçamento a bolsas de estudo, integrais ou parciais. A primeira turma, prevista para 2027, terá 60 alunos — todos bolsistas. O objetivo é chegar a 420 estudantes simultâneos até 2036.
O processo de seleção será holístico: além de prova, analisará a trajetória e o potencial dos candidatos. A moradia no campus será obrigatória, criando senso de comunidade e colaboração.
– Se alunos especiais da nossa rede pública tiverem vagas, a Secretaria da Educação já tem pronta a lista de 12 crianças de alto desempenho. Não esquecemos de nenhum detalhe – informa o prefeito.

Obras já começaram em Gravataí
As obras já começaram e têm previsão de conclusão em 2026. O projeto arquitetônico é assinado pela Gensler, escritório responsável por universidades de referência na China e nos EUA, em parceria com a brasileira OSPA.
Segundo Zaffa, a prefeitura fará o sistema viário de acesso e já iniciou intervenções pela Estrada da Cavalhada. O governo gaúcho também vai ajudar financeiramente. A ideia é transformar a região em um polo de inovação, integrado ao PradoTech e à Casa das Startups, além de novos terrenos que a prefeitura vem destinando a empresas de base tecnológica.
– Vai transformar aquela região linda num cluster de inovação. Gravataí, quarta economia gaúcha e com localização estratégica, se consolida a cada dia como polo de logística e de tecnologia. Esse instituto mostra ao Brasil e ao mundo o potencial que nós temos – conclui o prefeito, informando que a característica será contemplada no novo Plano Diretor, que será enviado em outubro para a Câmara de Vereadores.