O vereador Cláudio Ávila (União Brasil) se apresenta como líder da oposição e nega participação no governo Luiz Zaffalon (sem partido) – leia em Vereador Cláudio Ávila não vai participar do governo Zaffa em Gravataí; O ‘principal opositor’, o ‘Fora Marco Alba’ e o ‘veto’ à Juliana Paes e “IMPOSSÍVEL”, garante Cláudio Ávila, sobre apoiar governo em Gravataí; A III Guerra Política, os zaffistas na Câmara e os infiltrados no partido comunista –, mas resta desconfiança entre políticos de que, indiretamente, pessoas ligadas ao parlamentar tenham cargos na Prefeitura.
Um caso é a nomeação de assessor executivo na Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.
O CC-1 é filho de ex-assessora de Ávila. A nomeação do filho se deu após a demissão dela, que continua curtindo e compartilhando postagens do vereador.
O CC foi indicado na cota do vereador Bombeiro Batista (Republicanos), que, assim como Fernando Deadpool (sem partido) e Clebes Mendes (MDB), saiu da oposição para integrar a ‘nova base do Zaffa’ após o rompimento com o MDB de seu ‘Grande Eleitor’ de 2020 Marco Alba e a deflagração da III Guerra Política de Gravataí: Zaffa x Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon x Stasinski; leia em Vereador mais votado, Bombeiro se filia ao Republicanos com Zaffa, Dr. Levi e presenças-surpresa; Mais ‘Choquei’ da III Guerra Política de Gravataí, Quincas Borba e as batatas, Ex-assessor de Jones é nomeado no governo Zaffa; Do ‘Choquei’ ao Ulysses na III Guerra Política de Gravataí e Vereador Fernando Deadpool ‘está’ no governo do prefeito Zaffa em Gravataí; O ‘Ser Político’.
A desconfiança é de que o Republicanos, por intermédio de Bombeiro, que é devedor político de Ávila, mesmo tendo saído do União Brasil, esteja servindo de ‘barriga de aluguel’ para futuros apoiadores da campanha do vereador de oposição.
Outro caso é o de Odair Santos, que saiu do União Brasil de Ávila para o Republicanos de Bombeiro – e para um CC na Secretaria da Fazenda; citei o troca-troca, sem estresse entre os dois, muito pelo contrário, em Vereadores Bombeiro, Clebes e Demétrio pedem ao prefeito Zaffa para Cláudio Ávila entrar no governo; ‘De Dias Gomes’, a nova novela da III Guerra Política de Gravataí.
Fato é que, após idas e vindas, Ávila e Bombeiro se reaproximaram. Há hoje na Câmara o chamado ‘G-6’, que reúne, além dos dois vereadores, Clebes, Deadpool, Demétrio Tafras e Fábio Ávila (Republicanos); grupo que pode decidir a eleição para a Presidência da Câmara em dezembro.
Inegável é que Ávila goza hoje de boa relação com o governo, principalmente com o secretário da Fazenda Davi Severgnini, principal articulador político de Zaffa após a saída de Dilamar Soares da liderança do governo; leia em ‘Bem-vindo à política!’: Dila não é mais líder do governo Zaffa; Prigozhin, Han e Tang, os janissários e a III Guerra Política de Gravataí.
Na semana passada o vereador teve aprovado o projeto Creche para Todos, elogiado pelo próprio prefeito; leia em ‘Lei Cláudio Ávila’ reserva vagas em creches para mais pobres em Gravataí; A aprovação de Zaffa, o espírito do tempo, o pai do Camaro e a doméstica do Rincão.
Ao fim, em Vereador Cláudio Ávila não vai participar do governo Zaffa em Gravataí; O ‘principal opositor’, o ‘Fora Marco Alba’ e o ‘veto’ à Juliana Paes, Ávila disse:
“Nunca existiu, ao menos para mim, convite para participar do governo Zaffa. Sou o principal opositor no legislativo. Faço os mais duros questionamentos e cobranças ao prefeito e seus secretários. Mas combato de forma a não inviabilizar a gestão, possibilitar as soluções e melhorias e, se possível, contribuir nas soluções. Não ter sido convidado é uma deferência, pois quem eles convidaram e levaram estavam propensos a isso, eu não estou!”
Reputo a negativa não inviabiliza uma estratégia de Ávila e Bombeiro, de indicações indiretas, ‘barriga de aluguel’, como descrevem políticos, para chegar com nominatas mais fortes em seus partidos para a eleição de 2024. É sempre mais fácil alguém com CC concorrer, do que aqueles que tem que se dedicar a iniciativa privadas, ou estão desempregados.
Zaffa sabendo ou não.
Essa teoria da conspiração, ou novela ‘De Dias Gomes, lembra-me uma do Millôr: “Têm razão as autoridades militares quando denunciam a infiltração comunista na imprensa. Os comunistas se infiltram – é sabido – em toda parte. Dizem que há até alguns infiltrados no partido comunista”.
LEIA TAMBÉM
Bomba em Gravataí! Nota do MDB é um aceite da guerra entre Zaffa e Marco Alba e III Guerra Política de Gravataí: o que diz Zaffa sobre a nota do MDB e sua desfiliação