No calendário é outono. Os dias e noites são de inverno. As conversas iniciam com as considerações sobre o clima aqui no sul do país. Aquecidos, cá por estas bandas, só os discursos políticos. Como acontece com eles, há quem defenda e quem ataque as baixas temperaturas que reinam tão distantes da linha do Equador.
Uns argumentam que o aconchego, a culinária e a elegância são os pontos fortes dos dias frios. Dizem que usar sobretudos, cachecóis e botas os tornam mais elegantes; que o clima estimula a alimentação saborosa e variada, bem como a degustação de bebidas quentes. Vinho, quentão, chocolate, uma sopa de capeletti e a companhia de pessoas queridas ao redor de uma mesa são combinação poderosa para nos deixar de bem com a vida.
Há muitas alternativas para enfrentar os ventos uivantes, tanto no morro quanto na planície. Tem a turma que adora comer bergamota sob o sol de uma tarde fria. É outro dos símbolos dessa época. Tem um pessoal que se emociona olhando aquela camada branca de geada cobrindo a vegetação até onde seu olhar alcança. Tem gente que vem para cá só para saber o que é o frio e, com sorte, até mesmo encontrar neve na Serra gaúcha.
Para os avessos ao clima gélido não há elegância alguma em sair vestido feito urso. Em casa, os trajes não ilustrariam uma capa de revista de moda. As lindas botas dão lugar a meias grossas usadas com chinelos de dedos, a calça de lã cede ao moletom, cachecóis são trocados por toucas até o pescoço e o roupão de plush é transformado em sobretudo. Alguma chance dessa indumentária ser elegante?
Para a comida, a implicância é porque “tudo é calórico. Serve só para engordar”. Nem a propalada beleza da geada, vento e neve escapa, pois logo pensamos nos problemas respiratórios, gripes, pele ressecada e qualquer outro malefício que se possa atribuir ao clima frio.
Gostemos ou não, os estados do Sul do Brasil enfrentam Outono e Inverno com o termômetro marcando graus próximos e até abaixo de zero. Mesmo assim, ainda não nos valemos das tecnologias voltadas para esse tipo de clima. Nossas casas são construídas como se vivêssemos no Nordeste! Vamos combinar que ninguém gosta de entrar num banheiro com piso frio e paredes geladas ou acha bom tirar a roupa para tomar banho, rezando para que não haja corte de energia elétrica, não queime a resistência ou falte gás no aquecedor.
Para os fãs do frio, o Inverno começa daqui a pouco e este promete que será de gelar até pensamento… Para quem não gosta, uma garantia: a linda, cálida e perfumada Primavera estará de volta quando setembro vier!