RAFAEL MARTINELLI

A imperdível ‘live-bomba’ de Marco Alba sobre ‘golpe’ no MDB; Ex-prefeito de Gravataí pede renúncia de Gabriel Souza e faz apelo para Sartori concorrer

Já circula pelo Rio Grande do Sul a imperdível ‘live-bomba’ feita por Marco Alba detonando a condução do MDB, pedindo a renúncia da candidatura de Gabriel Souza e apelando para que o ex-governador José Ivo Sartori concorra ao Palácio Piratini.

– Sartori, só você une o MDB e devolve nosso protagonismo. Ou o eleitor vai nos dar o troco – alertou.

Desde 2019 o ex-prefeito de Gravataí denuncia um ‘golpe’ do ‘MDB do Leite’ para o partido se tornar vice do governador renunciante Eduardo Leite (PSDB), como já antecipei em artigos como O Marco Alba falou, o Marco Alba avisou e Marco Alba, o anti-Leite confirmado, critica novo ‘momento’ no RS: a mentira com aval da Assembleia; Ex-prefeito (não) fala sobre crise no MDB gaúcho.

– Meia dúzia de oportunistas querem destruir 50 anos de história em uma eleição – disse, exaltando os legados da ‘velha guarda’, dos ex-governadores Pedro Simon, Antônio Britto, Germano Rigotto e Sartori, além da resistência do partido à ditadura.

– A nova façanha desse ‘novo MDB’ é descumprir a palavra, é decidir em gabinetes, é o toma lá dá cá. O Jader (Barbalho), o Renan (Calheiro) virão aqui aprender – ironizou, parafraseando o slogan do governo Leite e citando que deputados, excetuando Tiago Simon e sua esposa Patrícia Alba, tem cerca de 300 indicações de cargos que permanecem no Governo do Estado, “mais do que o partido tinha no governo Sartori”.

– A candidatura própria nunca foi de verdade – disse, relembrando que não aceitou sediar em Gravataí, em 2020, o Caminhos Pelo Rio Grande, que apresentava a suposta candidatura de Alceu Moreira ao governo do Estado mas era, em sua palavras, “uma exaltação aos feitos do governo” e uma “farsa” sobre o suposto apoio de Leite ao partido na eleição de 2022.

Marco revelou que, na vinda do presidente nacional Baleia Rossi ao Rio Grande do Sul, que reportei em Patrícia Alba dá voto ‘Anti-Leite’ no MDB; ‘Madrinha’ de Tebet segue movimento de Marco Alba, houve ameaça de boicote financeiro a uma candidatura própria, que se mantida supostamente atrapalharia a aliança do PSDB com a candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República.

– Ele (Gabriel) não teve a coragem de, na semana passada, defender a própria candidatura na frente do presidente nacional, que não foi a nenhum estado ameaçar, só ao Rio Grande do Sul. Há 12 diretórios rebelados contra a candidatura da Simone. O Baleia foi lá? Assumam que montaram um circo para ser vice de Leite, o mesmo que mentiu sobre não concorrer à reeleição, sobre a privatização a Corsan, sobre a prorrogação do ICMS, e com os votos do MDB – disse, alertando que o partido vai reduzir bancadas e tem, hoje, “15 candidatos a federal, quando deveria ter 33”, e “30 a estadual quando deveria ter 55”.

– Em 82 eu era pintor de muro, colador de cartazes do MDB. Acompanhei belas páginas de nossa história com nossos governadores, fui vereador, deputado estadual, secretário de Estado e prefeito, e sempre me comportei como empregado da população. Sou aposentado pelo regime geral da previdência e moro na mesma quadra há 58 anos. Tenho nojo desses acordos de conveniência, que resolvem os problemas dos políticos e não das pessoas, daqueles que mais precisam – disse, citando os cinco filhos e a falecida mãe, ao concluir:

– Sou filho da dona Suely, que criou dois filhos sozinha, pendurados na sua saia enquanto batia nos portões pedindo para limpar pátio. De minhas poucas qualidades, uma é falar a verdade. Sei vou perder simpatias com essa live, mas não posso compactuar com esse desastre, desrespeito e indignidade com partido e o povo gaúcho. Vocês não são donos do MDB. Nos ajude, Sartori, Renuncia, Gabriel. Levanta-te MDB!

Ao fim, na convenção de domingo o partido define se lança a candidatura própria de Gabriel – e acerta aliança com o PDT indicando Vieira da Cunha vice – ou confirma, e Baleia Rossi está em campo para isso, o vice de Leite, como “o Marco Alba falou, o Marco Alba avisou”, para lembrar o refrão do Paralamas do Sucesso, em Luís Inácio e Os 300 Picaretas.

Certeza apenas que Marco, o ‘anti-Leite’, não apoia nenhuma dessas alternativas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade