Ayo é uma menina curiosa, sonhadora e cheia de imaginação. Com seus cabelos crespos e olhos brilhantes, ela vê o mundo com encanto e poesia. Todos os dias, caminha descalça até a escola, onde as histórias contadas pela professora despertam nela o desejo de criar mundos próprios – mundos vistos pela janela do seu quarto, onde brinca com o vento, com os pássaros e com as folhas dançantes das árvores.
Quando a escola propõe um concurso de redação, Ayo encontra no papel a ponte para seu universo encantado. Em sua história, ela viaja até a mãe África, onde a ancestralidade pulsa em cores, danças e cantos. Assim, a menina Ayo começa a se descobrir escritora.
Essa pequena cheia de criatividade é a protagonista do novo livro de Josiane Prestes. Pedagoga, especialista em gestão e orientação educacional, agente de apoio em educação especial na rede municipal de ensino de Gravataí, Josiane dá mais um passo na literatura com essa obra, agora tendo foco nas crianças. Ela também é autora de Dois olhares de Mulher, junto com Maria Inês Barcelos, onde reuniram poemas que ressaltam a força e a resistência das mulheres.
Josiane, que é integrante do Coletivo de Escritores Negros e do Coletivo Professoras Pretas, vem se destacando nos eventos e saraus de Gravataí e região não apenas com suas poesias, mas também com a voz potente em canções autorais que reverenciam a ancestralidade.
O lançamento do livro A janela de Ayo será nesta quarta-feira, 30 de julho, às 18h, na Biblioteca do Sesc Gravataí. A autora também está disponível para visitar as escolas levando a história de Ayo para um momento lúdico com as crianças. Para adquirir o livro ou agendar uma visita, é só entrar em contato com Josiane pelo telefone (51) 98463-4298.