saúde pública

A luta contra o câncer subiu na passarela

Cerca de 30 mulheres que venceram ou estão em tratamento contra o câncer participaram na noite de ontem do Desfile das Vitoriosas

Na noite desta quarta-feira (17/11) o salão de eventos do Gravataí Shopping Center mais uma vez foi palco de muita emoção durante o III Desfile das Vitoriosas, protagonizado pelas mulheres que venceram o câncer e realizado pela Prefeitura de Gravataí.

Cerca de 30 mulheres que venceram ou estão tratamento, principalmente contra o câncer de mama, cruzaram a passarela mostrando superação e dando exemplos de luta, além de chamarem a atenção para a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção da doença.

O vice-prefeito Áureo Tedesco (MDB) falou na abertura da festa sobre a importância da realização dos exames periódicos de toque da mama e de mamografias para mulheres com idade superior a 40 anos ou com histórico da doença em família.

— A rede de saúde de Gravataí oferece esses exames e as consultas com os profissionais, médicos e enfermeiros, ao longo de todos os meses do ano. É muito importante que todas as mulheres se cuidem e adotem as medidas necessárias para manter a saúde em dia — disse Tedesco.

Já o secretário municipal da Saúde, Jean Torman, apresentou dados sobre a doença dizendo que, no Brasil, a estimativa é de 59.700 casos novos de câncer de mama por ano, com um risco estimado de 56 casos para cada 100 mil mulheres.

No Rio Grande do Sul são cerca de 5.110 casos novos por ano, com uma taxa de mortalidade de 88 casos para cada 100 mil mulheres.

— Já em Gravataí a nossa estimativa gira em torno 75 casos novos a cada ano — afirmou, falando ainda sobre o acesso ao tratamento da doença que deve ser iniciado tão logo seja descoberta. 

— Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Em nossa cidade a porta de acesso é a unidade básica de saúde, onde as mulheres são atendidas por médicos ginecologistas, médicos de saúde da família e comunidade e/ou enfermeiros habilitados a investigarem e orientarem sobre o câncer de mama — destacou.

O rastreio do câncer de mama é realizado para a faixa etária de 50 a 69 anos (25.271 mulheres nesta faixa etária). No ano passado, foram 10.556 exames e em 2018 até o mês de julho 4.595 mulheres realizaram mamografia.

 

Apoios

 

O titular da Secretaria de Governança e Comunicação Social Claiton Manfro fez questão de evidenciar o engajamento e o trabalho dos colaboradores e entidades parceiras na concretização do III Desfile das Vitoriosas.

— O que vivenciamos aqui hoje é o amor; o amor e a dedicação de todos que se esforçaram na realização do evento e das mulheres que se dispuseram a vir aqui e compartilhar suas vitórias, apoiadas por suas famílias — resumiu, agradecendo a todos.

 

Bela iniciativa

 

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores Paulinho da Farmácia destacou o projeto de lei de sua autoria que insere o Outubro Rosa no calendário oficial do Município.

— Parabéns ao Executivo por esta bela iniciativa e vamos trabalhar em parceria com as demais entidades para promover ações e políticas públicas que cuidem da saúde das mulheres e de toda a nossa população — afirmou o vereador.

 

Dia de princesa

 

Antes do desfile, as vitoriosas tiveram um Dia de Princesa. A estética Wonder Hair proporcionou o embelezamento de cada uma delas, com cabelo e maquiagem. Já  Hotel Intercity ofereceu um espaço para acomodar as mulheres e um camarim para se trocarem antes do evento.

Já as lojas do Gravataí Shopping Center cederam roupas e calçados para compor os looks, que tiveram finalização com acessórios da Sammy Joias, que também entregou mimos para cada participante. O desfile encerrou com show da banda Galera do Tchê.

 

REALIZAÇÃO

 

1

O Outubro Rosa é uma realização da  Prefeitura, por meio das Secretarias de Governança e Comunicação Social (SGCOM) e Saúde (SMS) ,  Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher – APPM e  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Gravataí – COMDINGRA.

 

2

A campanha também conta com o apoio do Sindilojas Gravataí, Gravataí Shopping Center, Hospital Dom João Becker, Rotary Clube Parque dos Anjos, SENAC, Sindi Mulher e Conselho de Clube de Mães.

 

3

A Associação de Mulheres Empreendedoras – AME, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lojas Lebes, Usina do Corpo, Hotel Intercity, Ulbra Gravataí, Câmara Municipal de Gravataí, Sâmmy Jóias, Estética Wonder Hair, Comitê Ciclismo e Mobilidade Urbana de Gravataí – CCMUG, Casa Lilás e o Conselho Municipal de Saúde também contribuem com a causa.

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade