segurança

A madrugada dos vândalos: Gravataí já calcula 50 mil em prejuízos

Vândalos atacaram paradas ao longo da Dorival, Ely Côrrea e José Bonalume

O prejuízo com atos de vandalismo em 17 paradas de ônibus chegam a R$ 50 mil, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb). Os danos, principalmente em vidros que foram quebrados, foram causados na madrugada de quarta, ao longo das avenidas Dorival Cândido Luz de Oliveira, Ely Corrêa, no Parque dos Anjos e José Bonalume (ERS 020). 

Nas proximidades do bairro Morada do Vale é possível ver os danos causados nos abrigos, após a quebra de vidros.

Em busca de identificar os autores, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Guarda Municipal (GM), tem auxiliado, com o fornecimento de informações e disponibilização de imagens, tanto a Policia Civil quanto a Brigada Militar, já que ambas também trabalham na investigação.

Ações semelhantes a esta tem acontecido não somente em Gravataí, mas em outras cidades da região metropolitana, conforme o Seguinte: informou ontem em Madrugada de vandalismo na Grande Porto Alegre: Polícia investiga relação entre ataques em Gravataí, Porto Alegre e Viamão.

O prefeito Luiz Zaffalon fez um apelo para que a comunidade denuncie, caso tenha presenciado alguns destes atos.

– Nós temos recebido nas nossas redes sociais muitos relatos de pessoas inconformadas com as depredações. O que aconteceu é inadmissível, fica aqui o meu pedido a todos para que cuidem e zelem pelo patrimônio que é de todos – pediu Zaffa.

No total, Gravataí possui 90 abrigos novos que foram instalados ao longo do último ano. Um investimento de mais de 900 mil reais, que começou no governo do ex-prefeito Marco Alba e segue sendo realizado.

– É um dano ao patrimônio público no qual teremos que deixar de investir em outras melhorias, para consertar as paradas danificadas – lembra o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro.

Para Renato Rodrigues, de 70 anos, vendedor de balas, água e máscaras, na parada 59, “o que aconteceu foi uma barbaridade”. Com o intuito de promover mais segurança aos usuários, ele colocou uma faixa de isolamento no lado onde o vidro está quebrado e uma placa escrita “perigo”. 

O aposentado conta que tomou essa iniciativa ao perceber que as pessoas estavam sentando no local e que o vidro poderia vir a causar algum acidente.

Segundo o secretário Adão de Castro, ainda na tarde desta quinta-feira os locais começarão a ser limpos para que não haja incidentes e perigo para os usuários.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade